O Grêmio analisa aproveitar o meia Thaciano na Série B. O técnico Roger Machado cogita utilizar o meio-campista, que volta de empréstimo em junho, na primeira função do meio-campo, como reserva de Villasanti. O atleta vem desempenhando esta função no Altay-TUR, clube onde atua desde a metade do ano passado.
Contratado em 2019, Thaciano atuou diversas vezes como meia, sob o comando de Renato Portaluppi, e também foi aproveitado como segundo volante. Contestado pela torcida, o jogador acabou sendo emprestado aos turcos na metade de 2021.
O Altay, comandado pelo técnico Serkan Ozbalta, joga em um esquema 4-1-4-1, semelhante ao utilizado por Roger no Grêmio. Na equipe turca, Thaciano atua como primeiro volante, sendo responsável por iniciar as jogadas com qualidade na saída de bola, função parecida com a desempenhada por Villasanti no Tricolor.
Desde que modificou o posicionamento do paraguaio, Roger mudou a característica do meio-campo tricolor. No atual modelo, a qualidade no passe e a criatividade são atributos considerados fundamentais para o jogador que atua na primeira função do setor. Hoje, o reserva imediato de Villasanti é Thiago Santos, que tem mais vigor na marcação e é adepto do estilo "cão de guarda".
Por isso, a direção avalia a possibilidade de aproveitar Thaciano na Série B nesta mesma função que o jogador desempenha na Turquia. Contudo, a questão ainda é analisada internamente. Em caso de propostas, não está descartada a ideia de negociar o jogador com outro clube.