O Grêmio fez uma preparação toda especial para confirmar nesta noite a classificação à final do Gauchão. Desde a goleada por 3 a 0 aplicada no Beira-Rio no Gre-Nal 436, o time de Roger Machado adotou uma série de cuidados nos três dias de trabalho até o reencontro desta quarta-feira, às 22h15min, para manter o sonho do Penta em 2022.
Uma série de conversas entre direção e comissão técnica martelou a necessidade de respeito ao adversário para não desperdiçar a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença para avançar na disputa. A a rotina entre os treinos foi adaptada para incluir muitas conversar sobre a situação. Além da parte emocional, os dias de treinos também tiveram ênfase nos ajustes da escalação do time, que terá o desfalque de Villasanti e o provável ingresso de Thiago Santos para proteger o sistema defensivo.
Confira abaixo como o Grêmio se preparou para o clássico 437:
1) Retrospecto positivo
Desde a inauguração da Arena, o Grêmio domina os confrontos contra o Inter que fez dentro da sua casa. Em 20 partidas contra o rival, apenas uma derrota. Nos outros 19 jogos, sete vitórias e 12 empates. Com 25 gols marcados e apenas nove gols sofridos.
O time também está invicto jogando no estádio sob o comando de Roger Machado. Uma vitória marcante, o Gre-Nal dos 5 a 0 após a demissão de Diego Aguirre, e um empate sem gols válido por Gauchão e também Primeira Liga.
E na única vez que foi superado na Arena, derrota por 2 a 1, o resultado ainda garantiria no cenário atual o time de Roger Machado na decisão do Gauchão. Mesmo extrapolando o período da pesquisa para todo o histórico de jogos entre os rivais gaúchos, só 15 vezes em 436 confrontos os gremistas acabaram superados pelo placar que significaria eliminação no Gauchão.
A última derrota do Grêmio por mais de três gols aconteceu 25 anos atrás. No Olímpico, 5 a 2 para os visitantes.
2) Adaptação no meio
A ausência de Villasanti abre a possibilidade da formação de um novo trio de meio-campistas. Além da sequência para Lucas Silva e Bitello, a tendência é que o Grêmio tenha uma cara nova para o jogo de volta da semifinal contra o Inter. O retorno de um líder em números defensivos na competição. Thiago Santos é o jogador do Grêmio com o maior índice de desarmes no Gauchão. Com dois jogos a menos do que Villasanti, o volante lidera a equipe no ranking do fundamento. Roubou a bola 14 vezes dos adversário, uma a mais do que o paraguaio. Outro ponto que o camisa 5 leva vantagem é na bola aérea, um recurso que o Inter poderá tentar explorar mais com a eventual entrada de Wesley Moraes.
É consenso na Arena de que Thiago Santos é o volante com maior potencial para ajudar Geromel e Bruno Alves nos combates pelo alto — e também auxiliar a conter a busca pelo centroavante nos passes para o pivô. Em outro índice coletado pelo serviço de estatísticas Footstats, o jogador é o volante com o maior número de rebatidas. Em sete jogos, Thiago afastou a bola da sua área por 19 vezes.
3) Sem discurso de "já ganhou"
O Grêmio adotou um mantra, repetido diariamente aos jogadores desde o final da partida no Beira-Rio do último sábado: "não está ganho". Além da preparação física, tática e técnica, a comissão de Roger Machado e a direção dedicaram uma parte do tempo de preparação na semana de treinos para reforçar constantemente com os jogadores a importância de que o confronto em aberto. Nas conversas no CT Presidente Luiz Carvalho, a ideia é de que todos no clube reforcem a ideia de que a vantagem construída no jogo ida não é definitiva e que será necessário manter a atenção para o confronto de hoje na Arena.
— É uma conversa permanente — comentou o presidente Romildo Bolzan.
Segundo Bolzan, a comissão técnica e a direção procuraram individualmente alguns jogadores para reforçar a mensagem de atenção com o confronto, além do tema ser levado ao grupo em todos os encontros. Outro ponto no discurso gremista é de que o trabalho de manutenção da atenção também aconteceu de forma natural no trabalho por influência das lideranças do grupo. Geromel, Diego Souza e Edilson garantiram que o restante dos companheiros esteja com o alerta ligado para o jogo desta noite.