O Gre-Nal que abriu a semifinal do Gauchão 2022 encaminhou a vaga gremista para buscar o penta. Em pleno Beira-Rio, o Grêmio aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Inter, gols de Elias, Bitello e Diego Souza (de pênalti). Agora, pode até perder por dois gols na partida de volta, na Arena, que estará na final.
Quanta diferença de um Gre-Nal para o outro, em um intervalo de 10 dias. Do lado colorado, não houve alterações da parte de Medina. Do time que havia vencido o clássico anterior, a única mudança foi forçada: Paulo Victor na lateral esquerda, no lugar do lesionado Moisés.
No Grêmio, Roger mudou bastante na comparação com a equipe daquele 9 de março: Rodrigues improvisado na lateral no lugar de Orejuela, um meio-campo mais recheado, com Lucas Silva e Bitello (novidades) mais Villasanti e, na frente, o retorno de Diego Souza com Campaz por um lado e, a supresa do clássico, Elias, do outro.
O jogo começou com a tensão que é praticamente um sobrenome para Gre-Nal. Os cinco minutos iniciais foram de estudo. Tentativa do Inter aqui, escanteio para o Grêmio aqui, mas, na prática, não havia nada de concreto.
No primeiro ataque de fato mais aprofundado do Inter, saiu o gol do Grêmio. David deixou Geromel deitado, entrou na área e perdeu tempo. Mauricio pegou o rebote e bateu. A bola explodiu no corpo de um defensor tricolor e sobrou para Nicolas. O lateral lançou para a frente e Kaique Rocha falhou feio. Errou em bola, desengonçado, e deixou de presente para Elias avançar, conduzir e, na saída de Daniel, deslocar o goleiro colorado para abrir o placar.
A goleada do Grêmio no Beira-Rio repete um feito de 45 anos atrás
CONFIRA NA COLUNA
O Inter buscou a reação e esteve perto de empatar, em um lance que começou de forma inusitada. Taison acabava de driblar Rodrigues quando Villasanti, no desespero de voltar para marcar, atropelou o árbitro Jean Pierre Lima. A ação ofensiva seguiu, Taison deu para Mauricio, que se desequilibrou na hora de concluir e perdeu a chance. O juiz precisou ser atendido depois, o que causou irritação no estádio.
Mais irritados ainda ficaram os colorados depois do que ocorreu aos 22. O Grêmio deu seu segundo chute, com Bitello, após um corte de Cuesta. O volante estava passando a intermediária, a conclusão foi à meia altura e Daniel falhou. Grêmio 2 a 0.
Grêmio antecipa Páscoa e dá chocolate no Beira-Rio
CONFIRA NA COLUNA
Faltava conclusão ao Inter. Aos 29, PV cruzou, Mauricio chegou dividindo com Bruno Alves, a bola ficou no meio da área e Geromel ganhou de David no ar. No final do primeiro tempo, Taison deixou Rodrigues para trás, aproveitou falha de Geromel, entrou na área e cruzou rasteiro. Mauricio prenstou com a zaga, que afastou. De fato, faltava conclusão ao Inter.
Para tentar mudar esse cenário, Medina fez uma substituição no intervalo. Saiu Mauricio, entrou Wesley Moraes. Mas foi o Grêmio quem atacou no início. E, pela primeira vez, seu chute não foi gol. Elias recebeu cruzamento de Lucas Silva, dominou e bateu, mas Bustos bloqueou. A resposta do Inter foi aos cinco. Wesley recebeu de David e bateu para fora.
Brenno, de fato, trabahou aos 10. Em cobrança de escanteio rápida, Bustos rolou para Liziero, que bateu de fora da área. O goleiro espalmou para a frente, e David perdeu. No minuto seguinte, o Grêmio deixou de matar. Elias foi lançado por Diego Souza e correu pela esquerda. Entrou na área, ajeitou e bateu. Daniel fez grande defesa. No rebote, nova conclusão e nova defesa do goleiro.
Aos 13, o lance polêmico do Gre-Nal. Edenilson aproveitou falha da zaga gremista e se embolou com Bruno Alves. Ele caiu pedindo pênalti. Segundo o analista do Grupo RBS, Diori Vasconcelos, a penalidade deveria ter sido marcada.
O Gre-Nal estava empolgado. Aos 15, Campaz recebeu de Bitello, bateu e Daniel espalmou. Na sequência, outro problema para o Inter. Paulo Victor dividiu com Campaz e deixou o pé. Cartão vermelho direto.
Wesley levou perigo aos 21. Ele recebeu na área, fez o pivô, girou em cima de Geromel e bateu. A bola passou ao lado da trave. Aos 23, Taison deixou de reduzir a diferença. Bustos tabelou com Gabriel e passou para David. O atacante cruzou, Taison apareceu e bateu de primeira, para fora.
Aos 28, o Grêmio liquidou a fatura. A zaga do Inter se atrapalhou para afastar e Daniel saiu atabalhoado do gol, atropelou Elias. Pênalti. Diego Souza bateu com categoria e fez o terceiro: Grêmio 3 a 0.
Roger mexeu na equipe: saiu Lucas Silva, entrou Gabriel Silva. No Inter, Medina tirou Taison e colocou Caio Vidal. Pouco depois, Bitello também saiu e ingressou Thiago Santos.
A desvantagem no placar e em jogadores em campo tirou o ímpeto do Inter, que tratou de não levar mais. O Grêmio administrou. Em um ano que tinha tudo para ser ruim, o time conseguiu golear o maior rival e está próximo de buscar a vaga em mais uma final.
GAUCHÃO — SEMIFINAL (IDA) — 19/3/2022
INTER (0)
Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Paulo Victor; Gabriel (Johnny, 23'/2ºT) e Liziero; Edenilson (Bruno Méndez, 23'/2ºT), Taison (Caio Vidal, 35'/2ºT), Mauricio (Wesley Moraes, Int); David
Técnico: Alexander Medina
GRÊMIO (3)
Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva, 31'/2ºT), Bitello (Thiago Santos, 35'/2ºT); Campaz (Rildo, 42'/2ºT), Elias (Janderson, 31'/2ºT) e Diego Souza (Thiago Santos, 42'/2ºT)
Técnico: Roger Machado
GOLS: Elias (I), aos 11 , e Bitello (G) aos 17 minutos do primeiro tempo tempo. Diego Souza (pênalti) aos 26 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Cuesta, Taison e Bruno Méndez (I); Rodrigues, Lucas Silva, Diego Souza e Bruno Alves (G)
CARTÃO VERMELHO: Paulo Victor (I)
LOCAL: Estádio Beira-Rio
PÚBLICO E RENDA: 35.753 (29.406 pagantes); R$ 1.365.336,22
ARBITRAGEM: Jean Pierre Lima, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e André da Silva Bittencourt. VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
PRÓXIMO JOGO
GAUCHÃO — SEMIFINAL (VOLTA)
23/03/2022 — 22H15MIN
GRÊMIO X INTER