Jean Pyerre teve detectado um tumor em um de seus testículos durante os exames médicos para o acerto com o Giresunspor-TUR. Apesar do susto com a notícia, o prognóstico é de otimismo pela recuperação completa e sem sequelas, se for confirmada a informação apontada nos exames de imagem.
Em contato com GZH durante a tarde desta quinta-feira (3/2), Jean Pyerre confirmou a informação dada por jornalistas turcos nas redes sociais de que teve um tumor detectado nos exames médicos. Mais tarde, em nota publicada em suas redes sociais, citou que retornaria ao Brasil para ser tratado "com médicos de sua confiança". O jogador está em Istambul acompanhado de Douglas Gonçalves, um de seus empresários. Os turcos ameaçam com a rescisão contratual se ele retornar a Porto Alegre e optar por não realizar o tratamento na Turquia.
O departamento médico turco indicou que ele deveria realizar o procedimento em um hospital de referência em Istambul e ser acompanhado na recuperação pelos médicos apontados pelo clube. Apesar da insistência da direção do Giresunspor, o jogador decidiu que irá retornar e as partes discutem quais os próximos passos serão tomados.
A situação surgiu nos exames médicos necessários para a conclusão da negociação. Antes mesmo da confirmação dos resultados, ocorreu a assinatura do contrato e o anúncio oficial da contratação. Mas na última segunda-feira (31), o clube comunicou o jogador, seu estafe e também ao Grêmio que um tumor foi detectado durante exame de imagem.
Pelos resultados, os médicos da Turquia apontaram que o tumor seria benigno. Desta forma, seria necessário apenas extirpar a massa e nenhum outro tratamento precisaria ser adotado. Nenhuma sessão de quimioterapia ou outra forma de tratamento adotada em casos de câncer. Uma biopsia ainda será realizada para confirmar ou não a gravidade do tumor, e a intenção do jogador é que o procedimento seja realizado no Brasil. Se confirmar as informação inicias, o cenário é de bastante otimismo pela recuperação plena. Pela investigação feita até o momento, Jean terá condições totais de voltar a jogar após o período de afastamento.
Segundo o vice de futebol Denis Abrahão, o jogador deixou claro ao time turco que será operado em Porto Alegre. Pela previsão passada pelos médicos turcos, o período de afastamento é de três semanas. No contato com o dirigente gremista, a previsão passada recomendaria entre quatro e seis semanas de repouso. A imprensa turca noticiou que a descoberta do tumor teria acionado a rescisão de contrato entre Jean e o Giresunspor, o que foi negado pelo estafe do jogador. O Grêmio também desconhece essa possibilidade.
— O Grêmio está a disposição para ajudar, mas ele não retorna ao clube. É uma questão jurídica que ainda será esclarecida — disse Abrahão.
Em suas redes sociais, Jean Pyerre fez duas manifestações. Em uma live no Instagram, o jogador agradeceu pelas mensagens recebidas e confirmou que está enfrentando um problema de saúde. Mais tarde, publicou em seu perfil no Twitter uma nota sobre a situação:
— A situação é delicada, mas com grande possibilidade de recuperação. E assim será.
Uma eventual rescisão do jogador com o Giresunspor também deve abrir uma questão jurídica com o Grêmio. Se o vínculo com a equipe do Exterior for de fato encerrado, o retorno ao clube gaúcho é automático. O que abre uma nova discussão jurídica. Para acertar o empréstimo de 15 meses com o clube turco, Jean assinou a renovação de contrato por mais 12 meses com o Grêmio. Pelo negócio acabar desfeito, a situação contratual do meia com o Tricolor também terá de ser revista.