Entre a queda de Luiz Felipe Scolari e a definição sobre o novo treinador, há uma partida importante para o Grêmio na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Tendo somado apenas um ponto dos últimos 12 disputados, o Tricolor precisa de recuperação diante do Fortaleza na noite desta quarta-feira (13), às 20h30min, no Castelão. Um desafio para o jovem técnico interino Thiago Gomes, de 37 anos, que receberá a segunda oportunidade de comandar a equipe gremista neste Brasileirão.
O gol sofrido nos acréscimos na Vila Belmiro, no último domingo, deixou o Grêmio sem chances de sair do Z-4 nesta noite. Mesmo que não sirva para deixar o grupo dos quatro últimos nesta noite, a necessidade de vitória na capital cearense se impõe para o Tricolor não correr o risco de ter diferença para o 16º lugar aumentada ao final da rodada.
Thiago Gomes será obrigado a fazer mudanças no time. Suspensos, Douglas Costa, Rafinha e Thiago Santos serão desfalques. Como reposição ao elenco, viajaram junto com o interino para Fortaleza o lateral Victor Ferraz, o volante Fernando Henrique e o atacante Elias Manoel. Artilheiro do Brasileirão de Aspirantes, com 11 gols em 11 partidas, Elias deverá ser ao menos opção para entrar no decorrer da partida. Extrema de origem, ele vem jogando como centroavante no time de transição, posição carente no elenco principal em razão da lesão de Miguel Borja e do baixo rendimento de Diego Souza e Diego Churín.
— Sempre, nos treinos, procuro fazer muitas finalizações, porque sou atacante. Como meus treinadores sempre dizem: atacante vive de gol, né. Então procuro trabalhar muita finalização para chegar na hora do jogo, ter a oportunidade e fazer o gol. Me sinto pronto. Venho treinando forte, então acho que evolui bastante e que estou preparado para estar ali (no profissional). Olho vídeos meus antigos e os atuais, e vejo que melhorei bastante nos fundamentos — declarou Elias em entrevista a GZH, há duas semanas, antes de ser chamado para o elenco principal.
Esses desfalques para esta quarta-feira já colocam para Thiago Gomes um cenário diferente do encontrado na outra vez em que comandou o Grêmio neste Brasileirão. Entre a saída de Tiago Nunes e chegada de Felipão, ele treinou a equipe contra Palmeiras, em 7 de julho, e fez apenas uma mudança em relação ao último time usado pelo antigo treinador.
Na ocasião, Jean Pyerre foi sacado para a entrada de Vanderson, que atuou aberto na linha de três meias do 4-2-3-1, com Douglas Costa sendo centralizado. No segundo tempo, porém, o interino mostrou ousadia ao mudar a formação para 3-4-3, quando o Tricolor já perdia por 2 a 0.
Embora não seja a prioridade da direção, a permanência de Thiago Gomes é debatida internamente, uma opção que agrada ao grupo de jogadores. Diante das recusas de Roger Machado e Mano Menezes, os primeiros nomes tentados, um bom desempenho do Grêmio nesta noite pode ser crucial para Gomes ter aumentada a chance de efetivação no cargo.
Adversário em momento ruim
Sensação do futebol nordestino na temporada, o Fortaleza passa pelo maior momento de oscilação sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda. Apesar de ter alcançado a inédita classificação para a semifinal da Copa do Brasil e seguir no G-4, o clube venceu apenas dois dos últimos 10 jogos no Campeonato Brasileiro.
O time ainda causou decepção no reencontro com a torcida. Desde foi liberado o retorno do público, o Fortaleza disputou duas partidas no Castelão e sofreu duas goleadas de 3 a 0, para Atlético-GO e Flamengo.
Em razão disso, o goleiro Felipe chegou a comparar a pressão do Fortaleza com a vivida pelo Grêmio.
— A pressão é em todos os jogos, o tempo todo, não apenas para o Grêmio, mas para a gente também. São três jogos que não vencemos em casa. É pressão para eles, que estão na zona, e para nós, que ainda não vencemos desde que retornou o torcedor. Esse é o Brasileirão, não tem para onde correr. Você tem que resolver o problema quarta e domingo e vencer na quarta e no domingo. Essa é a sequência que temos, é o futebol, é o segundo turno — apontou.
Por motivos diferentes, mas pressionados a vencer, Fortaleza e Grêmio se encontrarão no Castelão em um duelo que pode ser chave para a possibilidade de Thiago Gomes se ser efetivado no cargo.