Os ventos devem diminuir nesta sexta-feira (10) na região de Los Angeles, o que poderia ajudar os bombeiros em seus esforços para conter cinco grandes incêndios que devastam partes da cidade e deixam 10 mortos.
Bairros inteiros foram "devorados" pelo fogo e milhares de casas foram destruídas em um dos piores desastres que atingiram a Califórnia, com perdas avaliadas em US$ 150 bilhões (820 bilhões de reais na cotação atual).
— Perdi tudo. Minha casa pegou fogo e eu perdi tudo — conta Hester Callul, que chegou a um abrigo depois de deixar sua residência em Altadena, no norte da cidade.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, enviou a Guarda Nacional na quinta-feira. O xerife do condado, Robert Luna, declarou toque de recolher noturno nesta sexta nas áreas afetadas pelos devastadores incêndios que atingiram grande parte de Los Angeles.
— Você não pode estar nas áreas afetadas. Se estiver, pode ser preso — afirmou Luna em uma coletiva de imprensa. — Estamos fazendo isso para proteger as estruturas, as casas que as pessoas abandonaram porque ordenamos que saíssem — acrescentou.
A supervisora do condado de Los Angeles, Kathryn Barger, declarou que os saqueadores enfrentarão todo o peso da lei.
— Prometo que eles serão responsabilizados. Que vergonha para aqueles que se aproveitam de nossos vizinhos durante este momento de crise.
Os cinco incêndios separados devastaram 14.160 hectares de Los Angeles até o momento, informou o Corpo de Bombeiros do estado.