O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JTGE) do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS) levantou, nesta sexta-feira (29), a medida cautelar que suspendia quatro torcidas organizadas do Grêmio desde os protestos seguidos de vandalismo na entrada do CT Luiz Carvalho no começo de setembro. A liberação foi pedida pelo Ministério Público, que entende que as agremiações colaboraram com a identificação dos responsáveis.
A punição havia sido aplicada depois dos incidentes de depredação após protesto na chegada da delegação ao CT Luiz Carvalho no dia 1º de setembro. A partir da decisão do juiz Marco Aurélio Martins Xavier, Garra Tricolor, Geral do Grêmio, Torcida Jovem e Rasta do Grêmio estão autorizadas a novamente participarem de jogos na Arena com faixas e bandeiras que as identifiquem.
A suspensão originalmente era de 180 dias para as torcidas. No comunicado feito pelo TJ-RS nesta sexta, foi informado que cinco torcedores foram identificados e receberam tal punição de afastamento pelo mesmo período. Outros quatro identificados pelo clube ainda na semana dos incidentes também seguem a restrição de acesso à Arena. Todos eles precisam se apresentar a delegacias da Polícia Civil nos horários de jogos do Tricolor nos próximos seis meses.