Os dias de treinamento em função do adiamento de alguns jogos do Brasileirão por conta das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar têm sido utilizados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para corrigir problemas e realizar alguns testes no time do Grêmio.
Nas atividades que são realizadas no CT Luiz Carvalho, Felipão busca encontrar uma formação capaz de dar maior capacidade de criação, sem perder os cuidados defensivos. Uma das alternativas trabalhadas está nas laterais.
Como Diogo Barbosa e Cortez não conseguiram se firmar pelo lado esquerdo, o treinador gremista tem escalado Rafinha improvisado no setor, deixando o jovem Vanderson como titular na direita. Porém, o camisa 35 não teve bons desempenhos diante do Flamengo, quando foi expulso, e Corinthians, jogos em que o Tricolor foi batido na Arena, e tem a posição ameaçada.
Nos últimos treinamentos, Rafinha voltou a atuar pelo lado direito, com a entrada de Guilherme Guedes na esquerda. O jogador revelado pelo clube e que se destacou na reta final do Gauchão de 2020 finalmente parece estar recuperado das lesões musculares que o atrapalharam e tem grandes chances de começar a partida contra o Ceará, no domingo (12), na Arena.
Com boa capacidade ofensiva, Guedes se torna uma alternativa importante para um time que busca atuar pelos lados do campo, priorizando cruzamentos para o centroavante. Na temporada, ele tem três atuações na equipe principal: contra o América-MG, quando marcou o gol gremista, e nos duelos diante do Bragantino e Vitória, este pela Copa do Brasil, quando entrou na segunda etapa.
Até a partida do final de semana, ainda serão realizados mais seis treinamentos, e até lá Felipão irá buscar a formação ideal para tentar melhorar o desempenho da equipe. Sem contar com Villasanti e Miguel Borja, que estão nas seleções de Paraguai e Colômbia, o treinador tem utilizado um meia mais ofensivo nas atividades — Jean Pyerre e Campaz ganharam oportunidades no lugar que seria do paraguaio, e não está descartada a possibilidade de o técnico abrir mão de um de seus três volantes. No ataque, sem o colombiano, Diego Souza vem sendo o titular nas atividades.
Na defesa, além das mudanças nas laterais, Scolari deve promover os retornos dos experientes Pedro Geromel e Kannemann nos lugares de Rodrigues e Ruan. Na vaga de Douglas Costa, lesionado, Ferreira tem sido a alternativa.
A equipe base dos últimos treinamentos, sem os jogadores que estão nas seleções, tem: Gabriel Chapecó; Rafinha, Pedro Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes; Thiago Santos e Lucas Silva; Alisson, Jean Pyerre (Campaz) e Ferreira; e Diego Souza.