Depois na queda na Sul-Americana para a LDU, o Grêmio voltou a decepcionar na Arena. Na tarde deste sábado (24), o Tricolor teve uma atuação ruim e acabou apenas empatando por 1 a 1 com o América-MG. Os dois gols da partida foram marcados na primeira etapa. Guilherme Guedes abriu o placar, enquanto Felipe Azevedo igualou para os mineiros.
Com o resultado, o Grêmio segue na vice-lanterna do Brasileirão. O jogo desta tarde ainda deixou preocupações, pois Diego Souza, Douglas Costa e Guilherme Guedes foram substituídos após sentirem dores musculares e viram dúvidas para o confronto com o Vitória, na terça-feira (27), em Salvador, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Sem poder contar com Geromel e Kannemann, o técnico Luiz Felipe Scolari escalou os três zagueiros disponíveis para iniciar contra o América-MG: Ruan, Paulo Miranda e Rodrigues. Com a nova formação, Jean Pyerre e Léo Pereira deixaram o time, que teve o retorno de Douglas Costa ao setor ofensivo. O Tricolor mal havia se acomodado em campo quando Diego Souza tentou uma arrancada e sentiu dor na perna direita. Com 4 minutos, Felipão precisou mexer na equipe com a entrada de Ricardinho no lugar de seu artilheiro.
O Grêmio reagiu rápido à perda de Diego Souza e balançou as redes dois minutos depois em jogada na qual aproveitou a formação com três zagueiros para seus laterais avançarem. Vanderson arrancou pela direita e cruzou rasteiro uma bola que atravessou a área até Guilherme Guedes aparecer para concluir: 1 a 0.
Com a vantagem, o Tricolor repetiu o que havia feito contra a LDU, na Sul-Americana, e recuou sua marcação. É verdade que a equipe até criou situações a partir de transições rápidas, principalmente com iniciativas de Vanderson. Uma delas foi um lance parecido com o do gol, quando o cruzamento da direita encontrou Douglas Costa no lado aposto da área, mas o camisa 10 finalizou para fora.
O América encontrava situações para finalizar. Chrigor levou perigo duas vezes em cabeçadas enquanto Juninho bateu uma falta que obrigou Gabriel Chapecó a fazer uma difícil defesa. O time mineiro já tinha oito chutes a gol quando alcançou o empate aos 30 minutos. A jogada iniciou pela direita e chegou a Felipe Azevedo, que dividiu com Ruan e contou com a sorte para ficar com a sobra. Paulo Miranda foi lento na cobertura e o jogador mineiro tocou na saída de Chapecó para igualar o placar: 1 a 1.
O pior jogo do Grêmio com Felipão
Confira a coluna
Depois de sofrer o empate, o Grêmio adotou uma postura digna de um jogo na Arena. Ocupando o campo de ataque, o Tricolor teve duas grandes chances para voltar a ficar a ficar em vantagem. A principal delas foi com Alisson, que acertou o travessão após cruzamento de Guilherme Guedes. Ricardinho ainda fez Matheus Cavichioli trabalhar em chute da entrada da área em jogada originada por mais uma arrancada de Vanderson.
A volta do segundo tempo mostrou um América corajoso para atacar o Grêmio na Arena. O Coelho teve duas finalizações logo nos primeiros minutos e não deixou o time de Felipão sair do seu campo.
Três motivos que explicam o momento delicado do Grêmio
Confira a coluna
Até pelo pouco tempo de treinamento com o novo esquema de jogo, o Tricolor mostrou falta de coordenação na saída de bola. Em muitos momentos, Bobsin e Fernando Henrique se posicionavam muito recuados, o que os deixava distantes dos homens de frente. Com inferioridade numérica no setor ofensivo, Douglas Costa, Alisson e Ricardinho eram facilmente contidos pelos defensores mineiros.
Diante da dificuldade para ameaçar Matheus Cavichioli, Felipão fez duas mudanças aos 16. Bobsin e Douglas Costa, com dores musculares, saíram para entradas de Darlan e Jean Pyerre.
Jean Pyerre teve uma boa participação ao lançar Guilherme Guedes, que cruzou para Ricardinho finalizar mal e perder uma boa chance. O lateral-esquerdo, porém, foi outro a sentir dores e precisou sair após esse lance. Felipão aproveitou e mexeu nas duas laterais sacando também Vanderson. Rafinha e Diogo Barbosa entraram aos 25.
As trocas deram maior fôlego ao Grêmio, que conseguiu, pelo menos, ocupar o campo de ataque na reta final do jogo mesmo que tenha seguido mostrando pouca organização coletiva. Aos 33, o criticado Alisson fez uma bela jogada. Ele tabelou com Ricardinho e chutou cruzado para defesa de Matheus Cavichioli. O Tricolor ainda teve uma grande chance nos minutos finais, mas Ricardinho não aproveitou o belo passe de Darlan e falhou na tentativa de driblar Cavichioli. O placar ficou mesmo em 1 a 1 e o Grêmio chegou ao sétimo jogo sem vitória na Arena.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão
13ª rodada — 24/7/2021
GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Ruan, Paulo Miranda e Rodrigues; Vanderson (Rafinha, 25’/2ºT), Fernando Henrique, Victor Bobsin (Darlan, 16’/2ºT) e Guilherme Guedes (Diogo Barbosa, 25’/2ºT); Douglas Costa (Jean Pyerre, 16’/2ºT), Diego Souza (Ricardinho, 4’/1ºT) e Alisson. Técnico: Felipão.
AMÉRICA-MG
Matheus Cavichioli; Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Zé Vitor (Ramon, 35’/1ºT); Diego Ferreira (Marcelos Toscano, 22’/2ºT), Juninho Valoura, Juninho, Felipe Azevedo (Ademir, 22’/2ºT) e Alan Ruschel (Geovane, 36’/2ºT); Fabrício Daniel e Chrigor (Carlos Alberto, 36’/2ºT). Técnico: Vagner Mancini.
GOLS: Guilherme Guedes, aos 6min, Felipe Azevedo (A), aos 30min do 1º tempo
CARTÕES AMARELOS: Fernando Henrique, Darlan, Rafinha (G); Zé Vitor, Alan Ruschel, Ramon (A)
ARBITRAGEM: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fábio Pereira e Cipriano da Silva Sousa (trio de Tocantins). VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Próximo jogo
Terça-feira, 27/7 - 21h30min
Vitória x Grêmio
Barradão - Copa do Brasil (Oitavas de final - ida)