Novamente o Grêmio teve uma atuação fraca, e não saiu do empate em 1 a 1 contra o América-MG neste sábado (24), na Arena. O resultado deixa o time na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas uma vitória em 11 jogos. O momento é delicado e fica claro que, neste momento, a luta é contra o rebaixamento. Com o que vem jogando, é impossível pensar em algo maior. A pergunta que mais escuto nos últimos tempo é a seguinte: o que está acontecendo com o Grêmio?
Tentando entender o que está acontecendo, encontro três razões para o declínio do time:
1- Final do ciclo vitorioso: é algo que acontece com todos os times que acumulam títulos. No caso do Grêmio, grandes nomes, como Geromel, Kannemann e Maicon já não tem a mesma energia, e ficam de fora de muitos jogos.
2- Erro nas contratações: no momento da reposição, o Grêmio errou demais. A sequência de contratações erradas pesou, e inclui nomes como Thiago Neves, André, Robinho, Paulo Victor e Diego Tardelli. Do grupo atual, os reforços mais caros, como Pinares e Churín, também não deram certo.
3- Lentidão para contratar: já está claro que para sair da situação atual será preciso reforçar o grupo. Mesmo com situação financeira estável, a direção não consegue avançar para trazer novos jogadores. E ter novas alternativas, sem margem para erro, será fundamental.