O Grêmio não entrou em campo no fim de semana, mas teve uma rodada desfavorável no Brasileirão. As vitórias de Bahia e Cuiabá sobre Fortaleza e Santos, respectivamente, aumentaram a distância do Tricolor para a primeira posição fora da zona de rebaixamento. E isso torna ainda mais necessário a conquista dos três pontos sobre o Ceará no próximo domingo (12), na Arena, na abertura do segundo turno.
Décimo sexto colocado, o Bahia bateu o Fortaleza na noite de sábado por 4 a 2 e subiu para 21 pontos — abrindo cinco para o Grêmio. Desta forma, o Tricolor não terá chance de deixar o Z-4 mesmo em caso de vitória sobre o Ceará. Isso garante que o clube completará 100 dias entre os quatro últimos do Brasileirão.
O Cuiabá, que tinha 21 pontos, agora está com 24, oito a mais do que os gaúchos. Derrotado pelos mato-grossenses, o Santos ficou com 22, mesma pontuação de Fluminense, São Paulo e Juventude, que estão logo a frente dos baianos.
O Tricolor entrou na zona de rebaixamento no dia 6 de junho, quando foi a realizada a segunda rodada. Depois de ter perdido na estreia para o mesmo Ceará, adversário do próximo final de semana, o Grêmio não entrou em campo naquele final de semana porque a partida contra o Flamengo foi adiada.
Nesta segunda-feira, o Grêmio completa três meses na zona de rebaixamento, ou 92 dias. Quando entrar em campo no domingo, para enfrentar o Ceará, serão 98 dias. Em caso de vitória e ainda dependendo de resultados paralelos, a chance de sair do Z-4 poderá vir apenas contra o Flamengo, pela 21ª rodada, em 19 de setembro, quando terá completado 105 dias entre os quatro últimos do Brasileirão.
A vitória do Bahia sobre o Fortaleza ainda aumentou a projeção para evitar o rebaixamento. Como o time baiano tem um aproveitamento de 36,8%, a necessidade de pontos para evitar a queda para a Série B do Brasileirão, no momento, indica 42 pontos. Como tem 16, o Grêmio teria de somar mais 26 pontos. Isso seria alcançado, por exemplo, com oito vitórias e dois empates nas 21 partidas restantes.
Correções
Depois dos três dias de folga dados ao elenco no começo da semana passada, os jogadores do Grêmio treinaram no sábado e no domingo. Nas atividades, realizadas pela manhã, já para os atletas se acostumarem ao horário em que será disputado a partida contra o Ceará, às 11h do próximo domingo, o técnico Luiz Felipe Scolari e sua comissão técnica priorizaram os trabalhos ofensivos.
Umas das atividades visou à criação de jogadas a partir da posse de bola, cruzamento e bolas paradas. Nos treinos voltados ao setor defensivo, Felipão priorizou a pressão no adversário com a bola, para acionar rapidamente seus atacantes assim que houver a roubada. Desta forma, o treinador tenta aprimorar a transição ofensiva. Com apenas 12 gols marcados, o Grêmio tem o segundo pior ataque do Brasileirão.