O Grêmio planeja anunciar o meia-atacante Douglas Costa nas próximas 24 horas. O Tricolor já tem tudo acertado com o jogador e com a Juventus, da Itália, e aguarda apenas uma autorização da Fifa para finalizar o negócio. Esta formalidade é necessária pelo fato de a janela de transferências estar fechada na Itália.
Douglas Costa tem contrato com a Juventus até junho de 2022 e está emprestado ao Bayern de Munique, da Alemanha, até junho de 2021. Com a janela italiana fechada, em tese os alemães não poderiam devolvê-lo ao clube de Turim agora. Porém, a Fifa já sinalizou que dará esta autorização especial.
Por esta razão, foi feito um ajuste no modelo de negócio. Douglas Costa será emprestado ao Grêmio até junho de 2022, quando termina o seu compromisso com a Juventus. A partir daí, entrará automaticamente em vigor um contrato definitivo com o Tricolor até dezembro de 2023. No total, o vínculo será de dois anos e meio.
A questão é meramente formal. A Juventus só poderia rescindir o contrato do meia e cedê-lo em definitivo ao Grêmio se o Bayern de Munique enviasse um Certificado Internacional de Transferências (ITC, na sigla em inglês) para a Federação Italiana de Futebol, o que só seria possível com a janela aberta na Itália.
Desta forma, a Juventus concordou em emprestar o jogador ao Grêmio até o final do contrato. Em tese, nesta modalidade, também seria necessário que o ITC fosse enviado da Alemanha para a Itália. Contudo, quando se trata de empréstimo, a Fifa costuma autorizar a realização da transferência para um país onde a janela está aberta.
Em qualquer hipótese, porém, Douglas Costa precisa ter a transferência registrada na CBF e na Fifa até às 23h59min de domingo (23), quando expira a janela de transferências no Brasil. Ele pode ter o contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) depois deste prazo.
O Tricolor já tem tudo assinado com a Juventus e aguarda apenas o documento da Fifa dando o aval para o negócio. A direção gremista acredita que isso ocorrerá no máximo até sábado.
Assim que receber a autorização da entidade máxima, o Tricolor anunciará a volta de Douglas Costa.