Douglas Costa está muito perto de ser anunciado pelo Grêmio, mas um oceano e algumas horas de fuso-horário ainda o separam do retorno ao clube. Para que o meia seja confirmado, é necessário que Bayern de Munique, na Alemanha, e Juventus, na Itália, cumpram pelo menos dois encaminhamentos legais junto à Fifa antes que a CBF reconheça o vínculo por empréstimo do atleta com o Tricolor. A negociação com três partes e mais duas entidades deve ser definida entre a quinta-feira (20) e o domingo, prazo final da janela de transferências brasileira.
Primeiro, o empréstimo de Douglas para o Bayern tem de ser encerrado pelos alemães. Depois a Juventus, time com o qual o meia tem contrato, precisa receber a aprovação da Fifa a este encerramento, "declarando boa fé", nas palavras do diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, que falou nesta quarta-feira (19) com o Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Depois dessa primeira confirmação da Fifa, os italianos devem então enviar uma nova solicitação virtual com as informações do novo empréstimo que concederão ao Tricolor. Assim, com tais etapas cumpridas antes das 23h59min do domingo, a CBF poderá aceitar o vínculo entre Grêmio e Douglas Costa por empréstimo. Hein explicou os procedimentos:
— Tudo que depende do Grêmio está ajustado. Assim que chegar a documentação, esperamos que chegue amanhã (quinta), poderemos avançar. Estamos preparados, já fizemos isso em outras ocasiões — garante Nestor Hein, que mantêm contato direto com os três colegas de departamento jurídico que monitoram a situação.
O dirigente confia na negociação, acima de tudo pelas vontades manifestadas pelo meia e pelo clube gaúcho. O que atrasa o anúncio ainda são os envios e confirmações de procedimentos digitais entre clubes europeus, Fifa e CBF.
— Todo negócio antes de ser completado tem de sempre ser tratado com cautela — pondera, reafirmando os pontos que aproximam Douglas Costa do retorno a Porto Alegre: — O jogador fez questão de vir, até com prejuízos financeiros pesados em relação à remuneração que ele recebia no clube italiano. Há um carinho recíproco entre ele e o nosso clube. Então existe uma expectativa.
A inscrição de Douglas nas competições nacionais e na Copa Sul-Americana respeitam outros prazos, e seguem outros procedimentos. O Boletim Informativo Diário (BID), plataforma virtual que a CBF utiliza para publicar a validade dos contratos feitos pelos clubes federados, regula apenas a aparição do jogador em competições brasileiras. O meia só poderia atuar na Sul-Americana a partir das oitavas de final.