O Grêmio começa 2021 com um jogador a menos no grupo: o lateral-direito Orejuela. Lesionado desde a partida contra o Santos, na Vila Belmiro, pela Libertadores, nesta sexta-feira (1) ele teve reativado seu contrato com o Cruzeiro, clube com o qual tem vínculo e que o emprestou ao Tricolor.
Como o prazo de empréstimo expirou em 31 de dezembro, os mineiros voltaram a ter o vínculo do colombiano de 25 anos. As duas diretorias tratavam desde outubro um acordo para que ele permanecesse em Porto Alegre, mas não houve acerto.
Desde que Orejuela foi anunciado pelo Grêmio, em janeiro de 2020, ficou estabelecido que o clube gaúcho tinha a opção de comprar 50% de seus direitos econômicos por 3,5 milhões de euros (R$ 22 milhões). Desse valor, 150 mil euros (R$ 945 mil) seriam deduzidos do que fora pago pelo empréstimo.
Após algumas negociações, ficou acertado que os mineiros fariam uma redução nos valores e que o modelo de pagamento seria de parcelamento ao longo de 2021. Porém, nos últimos dias, houve um desacerto entre as partes, e o acordo que estava encaminhado acabou desfeito. GZH entrou em contato com pessoas ligadas ao clube gaúcho, que afirmaram que a direção do Cruzeiro não cumpriu o que estava combinado, o que gerou desgaste entre as partes.
Grêmio e Orejuela já haviam, inclusive, acertado um novo vínculo. Pelo Tricolor, ele jogou 31 partidas e marcou um gol, na vitória sobre o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro. Agora, apenas uma mudança de postura do Cruzeiro pode mudar o desfecho da negociação.