Envolvido com partidas decisivas da temporada 2020, o Grêmio projeta também os próximos anos. Um dos únicos atletas com contrato por terminar em 31 de dezembro, Orejuela deverá permanecer em Porto Alegre — o Tricolor avançou nas tratativas para segurar o colombiano na Arena junto ao Cruzeiro e deverá anunciar nas próximas semanas a aquisição de 50% dos direitos econômicos do atleta.
Internamente, há confiança de que as conversas foram concluídas. O valor da opção de compra, inicialmente estabelecido em 3,5 milhões de euros (R$ 22,1 milhões), foi reduzido na negociação. O modelo de pagamento também foi ajustado para quitação em parcelas ao longo do próximo ano.
Acredita-se no Grêmio que Orejuela é jovem e que poderá se valorizar ainda mais. O investimento é considerado elevado, mas há o entendimento de que o desempenho do jogador compensa o preço. Recentemente, o lateral foi convocado à seleção nacional de seu país, o que também o coloca na vitrine.
Na atual temporada, "Panita", como é chamado pelos companheiros de vestiário, participou de 27 partidas com a camisa gremista e marcou uma vez. Desde a retomada da temporada, após a suspensão do calendário em virtude da pandemia de coronavírus, tem se revezado na titularidade com Victor Ferraz.
Após as negociações finalizadas, o anúncio deverá ser feitos pelos dirigentes. O novo vínculo, que deverá ser assinado até meados de dezembro, é planejado com validade de três temporadas, no mínimo.
Atualmente, além de Ferraz, Leonardo Gomes, que se recupera de lesão, e o jovem Vanderson são outras alternativas de Renato para a lateral direita.