O Grêmio irá encarar o mês de janeiro com dois objetivos: ingressar no G-4 do Brasileirão e recuperar os jogadores do grupo que estão entregues ao departamento médico. Para atingir a primeira meta, o time de Renato Portaluppi tem pela frente sete jogos em um período de 25 dias, incluindo uma prévia da decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras. As duas equipes se enfrentam em São Paulo em 15 de janeiro, um dia depois de a CBF sortear os mandos de campo das finais.
Os jogos decisivos da Copa do Brasil estão marcados para os dias 3 e 10 de fevereiro — mas ainda dependem do desempenho dos paulistas na Libertadores. Caso o Palmeiras conquiste o título sul-americano, as partidas deverão ser remarcadas pela CBF, já que o campeão da América tem data de estreia no Mundial de Clubes, que será disputado no Catar, programada para 7 de fevereiro. A final desta competição será dia 11.
A segunda meta da programação gremista para janeiro está bem encaminhada. Os jogadores que estão entregues ao departamento médico devem voltar a jogar antes do primeiro confronto decisivo da Copa do Brasil.
Pedro Geromel sentiu um desconforto muscular na coxa esquerda no primeiro jogo contra o São Paulo e não pode atuar na segunda partida no Morumbi. O capitão esteve presente na concentração e no vestiário gremista, já que se encontrava na capital paulista. Seu retorno aos treinamentos deve ocorrer na próxima segunda-feira (4), quando os jogadores se reapresentam após a folga de Ano-Novo. Mas a volta de Geromel aos gramados ainda depende de uma avaliação a ser feita pela comissão técnica.
Capitão do time na conquista da Copa do Brasil 2016, Maicon se recupera de um problema na panturrilha. Ele ficou de fora das últimas seis partidas e não entra em campo desde o empate contra o Santos pela Libertadores, quando deixou o campo aos 21 minutos do segundo tempo na Arena.
A situação do camisa 8 é mais delicada, já que esta não é a primeira vez que ele fica afastado por algum problema muscular na temporada. Recentemente, em novembro, por conta de uma lesão muscular de grau 1 na coxa esquerda, sofrida contra o Juventude, Maicon havia perdido seis jogos. Por isso, todos os cuidados serão tomados com o jogador de 35 anos.
— Geromel é um grande capitão e, logo depois do jogo em Porto Alegre, ele pediu para viajar para São Paulo e concentrar com a delegação. Maicon só não veio porque ficou treinando e tratando e também sabe a importância dele para o grupo — resumiu Renato depois do empate com o São Paulo, que garantiu a vaga gremista na final da Copa do Brasil.
Substituto número um da zaga, David Braz está praticamente recuperado de desconforto muscular. Ele não atua desde a derrota para o Santos por 4 a 1, na Vila Belmiro. Braz chegou a ser cogitado para o jogo da última quarta-feira (30) no Morumbi, mas sequer foi relacionado para a viagem.
Victor Ferraz sentiu cãibras na partida contra o São Paulo na Arena e, depois de realizar tratamento, atuou por 69 minutos contra o São Paulo, até ser substituído com novas dores musculares. O lateral-direito será reavaliado na reapresentação do grupo, na segunda-feira, e poderá ceder lugar a Vanderson no jogo diante do Bahia, no dia 6. Porém, para as finais da Copa do Brasil, Ferraz não preocupa.
O colombiano Orejuela, que poderia ser outra opção para a lateral direita, sofreu uma lesão de grau dois na coxa esquerda na derrota para o Santos. Desde então, cumpre o protocolo de recuperação. Inicialmente, a previsão era de 20 dias longe dos gramados. Dessa forma, ele poderia retornar contra o Fortaleza, no dia 9, ou contra o Palmeiras, no dia 15, pelo Brasileirão. No entanto, a falta de acerto com o Cruzeiro pela renovação do empréstimo fez com que Orejuela tivesse seu contrato vinculado novamente com os mineiros nesta sexta-feira (1).
Afastado dos gramados desde setembro de 2019, o lateral-direito Leonardo Gomes chegou a fazer parte da delegação que viajou para o jogo contra o Goiás, no último dia 21 de dezembro. Após duas cirurgias no joelho direito, ele ainda não tem condições de jogo, mas a comissão técnica entende que integrá-lo ao grupo ajudaria no processo final de recuperação. Seu retorno aos jogos deve ocorrer a partir de março.