O Grêmio dispensou, negociou ou simplesmente não renovou o contrato de diversos jogadores que vestiram a camisa do clube em 2019. Sem contar os que já estavam fora no ano passado, oito atletas deixaram o clube no final da temporada passada ou no início de 2020. Poucos, porém, tiveram um bom ano.
Confira como foi o 2020 deles:
Léo Moura
A temporada do veterano, que completou 42 anos neste ano, não foi nada boa. Ele acertou com o Botafogo-PB para ser a referência da equipe paraibana, que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, foi a campo apenas 12 vezes. Sofreu com uma lombalgia e acabou deixando o clube no fim de outubro. Desde então, está sem clube.
Rafael Galhardo
Em situação pior do que a de Léo Moura está seu antigo concorrente na lateral direita. Aos 29 anos, Rafael Galhardo não jogou nem uma partida sequer em 2020. Ele retornou ao Vasco após o empréstimo ao Grêmio, mas ficou fora dos planos da equipe carioca. Ele, inclusive, entrou na Justiça para pedir a rescisão de contrato com o clube, mas o pedido foi negado em primeira instância. O atleta esteve em vias de assinar com o Marítimo, de Portugal, mas a transferência não ocorreu devido ao imbróglio com o Vasco. Agora, em janeiro, Galhardo ficará livre no mercado e poderá assinar com algum clube.
Juninho Capixaba
O lateral-esquerdo de 23 anos foi emprestado ao Bahia e é titular indiscutível do "Tricolor de Aço". Soma 41 jogos e um gol pela equipe baiana em 2020. Recentemente, teve o contrato de empréstimo prorrogado até o fim de 2021 e permanecerá no time nordestino no ano que vem. Com vínculo com o Grêmio até 2023, a intenção do clube gaúcho é valorizá-lo para tentar uma venda futura.
Rômulo
O volante de 30 anos, que esteve emprestado ao Grêmio em 2019, rumou para a China neste ano para atuar no Shijiazhuang Ever Bright, que subiu na temporada passada para a Primeira Divisão do país. Tem sido titular da equipe, que também conta com os brasileiros Matheus e Muriqui. Soma 17 jogos e nenhum gol marcado em 2020.
Luan
A venda de Luan ao Corinthians, no fim de 2019, foi um baque para os gremistas. Um dos principais ídolos recentes do clube, eleito Rei da América em 2017, ano do Tri da Libertadores, vestiu outra camisa como profissional pela primeira vez. O desempenho do meia-atacante de 27 anos, porém, deixou a desejar. Ainda que tenha disputado 39 partidas pela equipe paulista neste ano, marcou apenas quatro gols e não conseguiu ser protagonista no Timão, ficando boa parte da temporada no banco de reservas.
Diego Tardelli
Após uma saída conturbada do Grêmio, o atacante Diego Tardelli teve um ano para esquecer. Depois de acertar com o Atlético-MG, participou de apenas uma partida pelo Galo antes de romper um ligamento do tornozelo direito, em julho, quando se preparava para a retomada das competições esportivas. O jogador ficou de fora até agora, e tem retorno previsto aos gramados no início de 2021.
Felipe Vizeu
Emprestado ao Grêmio pela Udinese, da Itália, o centroavante de 23 anos disputou 25 jogos com a camisa tricolor e marcou cinco gols, mas foi prejudicado por uma ruptura em um dos ligamentos do joelho esquerdo. Assim, não renovou com o clube e acabou sendo repassado ao Akhmat Grozny, da Rússia. Fez somente sete partidas por lá e marcou um gol. Mas, em outubro, o centroavante retornou ao Brasil para jogar no Ceará. Fez sete jogos e marcou um gol no time de Guto Ferreira, mas teve uma lesão muscular que atrapalhou seu fim de ano. É reserva da equipe, que tem o centroavante Cléber como titular.
André
Mesmo sem projeção de utilização na equipe gremista, André permaneceu no clube gaúcho até agosto deste ano. Não foi escalado por Renato Portaluppi em 2020 e acabou negociado com o Gaziantep, da Turquia. Por lá, apesar de um bom início, com dois gols marcados nas duas primeiras partidas, caiu de rendimento e hoje é reserva do time que ocupa a quarta posição do Campeonato Turco. Tem entrado no segundo tempo na maioria dos jogos, mas soma apenas três gols em 10 jogos por lá.