Não foi uma atuação de luxo, mas bastou para o Grêmio alcançar praticamente todos os objetivos traçados para este domingo (27). De olho na decisão com o São Paulo, na próxima quarta-feira (30), preservou titulares importantes, fez algumas observações no elenco e venceu o Atlético-GO por 2 a 1, na Arena.
A tarefa só não foi totalmente concluída porque o rival Inter também venceu na rodada e impediu o ingresso no G-4 do Brasileirão. Ainda assim, restarão mais 12 rodadas em 2021 para que o Tricolor siga na disputada. Porém, antes disso, a meta será outra: garantir a classificação a mais uma final de Copa do Brasil.
— Brigamos para ser melhores no dia a dia, para ficar na parte de cima da tabela. Quero muito ajudar. Agora temos que nos preparar para mais uma partida difícil, na quarta-feira. Será muito disputada — sentenciou Diego Churín, autor do gol da vitória sobre a equipe goiana.
Inclusive, o centroavante argentino foi um dos tantos reservas escalados neste fim de semana para poupar os titulares. Até mesmo o zagueiro Rodrigues foi deixado de fora e só ingressou nos minutos finais para reforçar a bola aérea. Sua preservação, aliás, indica que Geromel deva ficar de fora no Morumbi. Na semana passada, no duelo de ida, o experiente defensor sentiu uma fisgada na coxa esquerda.
— Vamos curtir essa vitória. A gente não tem tempo para curtir. A partir de amanhã (segunda-feira), vou conversar com o departamento médico e saber quem pode viajar. Até porque, gosto de esperar 24 horas depois das partidas, pois alguém pode acordar com uma dor — tergiversou o técnico Renato Portaluppi:
— Problemas, todo mundo tem. Mas eu gosto de trabalhar em cima das soluções. Independentemente de onde for o problema, seja na defesa, no meio ou no ataque, eu tenho um grupo. Se por acaso algum jogador não puder jogar, outro terá a minha confiança para entrar.
A outra preocupação diz respeito à lateral direita. Depois de acusar dores musculares no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, Victor Ferraz não apareceu nem no banco de reservas contra o Atlético-GO. A boa notícia ficou por conta do jovem Vanderson, de 19 anos, que abraçou a missão e acabou sendo o responsável pelo cruzamento que originou o primeiro gol da noite, marcado contra, por Dudu.
— Foi uma estreia perfeita que eu jamais imaginava — disse o próprio menino, que fez sua estreia como profissional — É um cruzamento que o Renato me pediu durante a semana. Ele elogiou bastante esse meu fundamento. É algo que eu trabalho muito nos treinamentos e fui feliz na hora de cruzar. Deu tudo certo — confessou o garoto.
Mas se o setor defensivo poderá perder duas peças-chave, o comandante gremista ganhou uma alternativa importante lá na frente. Após mais de dois meses afastado dos gramados, o atacante Alisson atuou durante toda a partida e, automaticamente, se credenciou para voltar a campo na quarta.
— A minha intenção não era deixá-lo jogar os 90 minutos, tanto que na hora que o Thaciano estava entrando, quem ia sair era o Alisson. Mas, naquele momento, o Vanderson sentiu câimbras e não tinha condições de retornar. Mas ele voltou muito bem, agrega muito no grupo, é um jogador inteligente. O importante é que ele não sentiu a lesão, que foi série, e eu tenho mais uma opção — comentou o treinador de maneira muito sincera.
Alisson sofreu uma pisão no tornozelo direito, no confronto com o próprio São Paulo, pelo primeiro turno do Brasileirão, no dia 17 de outubro. Na época, inclusive, a lesão gerou muita reclamação por parte da diretoria em relação à arbitragem. Agora, no reencontro entre as equipes, o discurso dos dirigentes é que o desfecho será outro.
— Este jogo está cercado de grande expectativa, porque levará Grêmio ou São Paulo para a final. Certamente, todos os holofotes estarão no Morumbi, na quarta-feira. É uma Copa de grande representatividade, que tem uma dimensão nacional. Temos a crença de que teremos uma boa arbitragem e que vencerá aquele que for melhor nas quatro linhas — completou o vice-presidente de futebol Paulo Luz.
O elenco se reapresenta na tarde desta segunda, no CT Luiz Carvalho, e logo após a atividade já entra em regime de concentração. A viagem para a capital paulista ocorre na terça-feira (29).