Renato se aproxima do compromisso final de 2020 comemorando a superação das limitações impostas pela pandemia ao Grêmio na temporada que seguirá até fevereiro. O calendário apertado foi mais uma vez assunto da coletiva do técnico, após a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO. Portaluppi comemorou o triunfo que manteve o Tricolor próximo ao G-4 do Brasileirão antes de decidir a semifinal da Copa do Brasil.
— Sempre uma vitória é importante, até porque estamos brigando pela parte de cima, foi importante para ficarmos no pelotão de frente. A equipe, no meu entender, se comportou até bem pela quantidade de jogadores voltando de lesão e sem jogar há bastante tempo. Procuraram fazer o que eu pedi, mas a gente sabe que o entrosamento nessa situação é difícil — analisou o treinador.
Alisson e Paulo Miranda voltaram a atuar depois de se recuperarem de lesões. Ambos jogando a partida inteira e terminando o enfrentamento esgotados. Orejuela e Geromel seguem sem condições de jogo e devem ser desfalques para a semifinal da Copa do Brasil, marcada para quarta-feira, contra o São Paulo, no Morumbi. Renato adotou tom de desabafo para criticar os questionamentos que recebe sobre seu trabalho na atual temporada.
— O Grêmio praticamente não gastou, e estava em três competições até pouco tempo. O Grêmio foi o único time que não teve sequer uma semana inteira para treinar. Aí as pessoas vêm criticar, perguntar por que não cresceu — declarou, complementando: — Ninguém quer saber se o Renato teve semana cheia para treinar, as pessoas só querem cobrar.
A vida pessoal dos jogadores também foi mencionada na coletiva. Em tom mais ameno, demonstrando sua satisfação com o fechamento do ano com três pontos, Renato lembrou que enquanto a maioria das pessoas aproveita feriados, atletas e profissionais da bola seguem rotina corrida para honrar os compromissos das competições.
— Vamos curtir essa vitória porque não temos tempo para nada. Vivemos em hotel e aeroporto, o grupo mal vê a família — ressaltou, elogiando a estrutura dos clubes na prevenção e tratamento dos casos de coronavírus.
Renato e o Grêmio voltam ao trabalho na segunda-feira (28), concentrando para a decisão de vaga na final marcada para a quarta-feira. Na terça o grupo embarca para São Paulo, onde treinam e enfrentam o tricolor paulista no dia 30.