Ao eliminar o São Paulo na quarta-feira (30) e garantir presença na final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, o Grêmio viu Renato Portaluppi aumentar sua lista de feitos no comando do clube. Treinador que mais vezes esteve à frente da equipe e maior ídolo da história tricolor como jogador, ele chega à 14ª decisão na casamata gremista. São duas finais de Copa do Brasil, uma de Libertadores, uma de Mundial de Clubes, uma de Recopa Sul-Americana, quatro de Gauchão, uma de Recopa Gaúcha — e mais quatro finais de turno do campeonato estadual, todas elas valendo troféu. Nas 13 decisões anteriores, foram nove títulos.
As principais conquistas são a Libertadores 2017, a Copa do Brasil 2016 e a Recopa Sul-Americana 2018. Além delas, os gremistas comemoraram o tricampeonato gaúcho de 2018-19-20, a Recopa Gaúcha de 2019 e as taças Piratini de 2011 e Francisco Novelletto Neto de 2020, equivalentes ao primeiro e segundo turno, respectivamente, do Gauchão de cada ano.
Confira o desempenho de Renato e do Grêmio em cada uma das 13 decisões até aqui:
Gauchão 2011
9/3/2011 — Final da Taça Piratini (1º turno): Grêmio 2x2 Caxias (nos pênaltis: Grêmio 4x1)
Diante de um bem montado Caxias comandado por Lisca, o Grêmio saiu em desvantagem de 2 a 0 em pleno Estádio Olímpico, mas conseguiu buscar o empate e vencer nos pênaltis, após o goleiro Victor defender duas cobranças. A vitória garantiu o time na final do Gauchão.
1/5/2011 — Final da Taça Farroupilha (2º turno): Inter 1x1 Grêmio (nos pênaltis: Inter 4x2)
O Grêmio tinha a chance de garantir o título estadual caso vencesse o Gre-Nal, já que o regulamento determinava que uma equipe seria campeã antecipada se vencesse os dois turnos, sem necessidade de final. Leandro Damião colocou o Inter em vantagem, e Júnior Viçosa empatou para os tricolores aos 41 do segundo tempo. Nos pênaltis, Borges chutou por cima e Fernando parou no goleiro Renan.
8/5/2011 — Final do Gauchão, jogo de ida: Inter 2x3 Grêmio
A primeira final de campeonato de Renato no Grêmio foi o Gauchão 2011. No primeiro jogo, no Beira-Rio, Júnior Viçosa brilhou e marcou dois gols na vitória de virada por 3 a 2. Leandro fez o outro gol gremista, e o time deixou o Beira-Rio em vantagem para ficar com o título.
15/5/2011 — Final do Gauchão, jogo de volta: Grêmio 2x3 Inter (nos pênaltis: Inter 5x4)
Depois de vencer a ida, o Grêmio só precisava de um empate no Olímpico para comemorar o bicampeonato estadual. O gol de Lúcio, aos 15 minutos, deu a impressão de que a conquista não escaparia. Porém, o Inter de Paulo Roberto Falcão virou o jogo e chegou a ter 3 a 1, o que lhe daria o título nos 90 minutos. Mas um gol de Borges, aos 36 do segundo, levou a disputa para os pênaltis. Aí, mais uma vez os colorados levaram a melhor e venceram por 5 a 4, após 14 cobranças.
Copa do Brasil 2016
23/11/2016 — Jogo de ida: Atlético-MG 1x3 Grêmio
Renato voltou ao Grêmio antes do segundo jogo das oitavas de final, contra o Athletico-PR, e depois de uma dramática classificação nos pênaltis, avançou no torneio. Eliminou Palmeiras e Cruzeiro nas fases seguintes antes de decidir o título com o Atlético-MG. Na ida, no Mineirão, passeio gremista e uma tranquila vitória por 3 a 1, com dois gols de Pedro Rocha — que ainda seria expulso — e um de Everton.
8/12/2016 — Jogo de volta: Grêmio 1x1 Atlético-MG
Com grande vantagem obtida em Belo Horizonte, o Grêmio fez a festa dos 55.337 presentes na Arena e deixou a fila de grandes conquistas depois de 15 anos. Miller Bolaños abriu a contagem já no final da partida e deu início à festa do título, tanto que muitos sequer viram o golaço marcado por Cazares para os mineiros. Foi a primeira taça conquistada pelo Grêmio na Arena.
Libertadores 2017
22/11/2017 — Jogo de ida: Grêmio 1x0 Lanús
Com uma grande campanha, o Grêmio chegou à decisão da Libertadores contra o surpreendente Lanús como favorito, mesmo que o time argentino tivesse a vantagem de fazer a segunda partida em casa. Na Arena, um jogo muito disputado foi decidido com o gol de Cícero, aos 37 minutos do segundo tempo.
29/11/2017 — Jogo de volta: Lanús 1x2 Grêmio
A mínima vantagem construída na Arena parecia ser perigosa para a partida de volta, disputada em Lanús. Porém, em mais uma atuação de luxo, com Arthur e Luan como destaques, o Grêmio não deu bola para as pressões argentinas e garantiu o tri da América. A conquista ainda tornou Renato o único brasileiro campeão da Libertadores como jogador e técnico.
Mundial de Clubes 2017
16/12/2017 — Real Madrid 1x0 Grêmio
“Nós vamos acabar com o planeta”. Essa frase se tornou o manto de todos os gremistas em dezembro de 2017, quando o clube foi disputar o Mundial de Clubes em Abu Dhabi. Depois de sofrer na semifinal contra os mexicanos do Pachuca, os tricolores encararam o poderoso Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos, Benzema, Bale, Marcelo, Casemiro e Modric, croata que viria a ser eleito o melhor jogador do mundo em 2018. Em um jogo de poucas chances, o time espanhol venceu por 1 a 0, em uma cobrança de falta de CR7.
Recopa Sul-Americana 2018
14/2/2018 — Jogo de ida: Independiente 1x1 Grêmio
Campeão da Libertadores 2017, o Grêmio começou o ano seguinte disputando a Recopa Sul-Americana contra o Independiente, campeão da Sul-Americana. Na ida, em Avellaneda, o então Rei da América Luan colocou os gaúchos em vantagem, mas um gol contra de Cortez deixou tudo igual.
21/2/2018 — Jogo de volta: Grêmio 0x0 Independiente (nos pênaltis: Grêmio 5x4)
A conquista da segunda Recopa do Grêmio foi sofrida. Depois de pressionar e desperdiçar chances no decorrer da partida, o Tricolor venceu os argentinos na disputa de pênaltis por 5 a 4. Marcelo Grohe defendeu a cobrança de Martín Benítez, hoje jogador do Vasco.
Gauchão 2018
1/4/2018 — Jogo de ida: Grêmio 4x0 Brasil-Pel
Depois de ganhar a Copa do Brasil, a Libertadores e a Recopa Sul-Americana, foi a vez de voltar a mandar em casa. Sem vencer o Gauchão desde 2010, o time de Renato eliminou o Inter nas quartas de final e o Avenida na semi. Na decisão, encarou o Brasil-Pel e, na Arena, com gols de Ramiro, Alisson e dois de Everton, praticamente assegurou o título.
8/4/2018 — Jogo de volta: Brasil-Pel 0x3 Grêmio
O jogo da volta em Pelotas foi protocolar para o Grêmio. O 3 a 0 construído ao natural apenas sacramentou a conquista estadual depois de oito anos. A maior expectativa para o jogo estava na definição sobre o futuro de Renato Portaluppi, que havia recebido uma proposta do Flamengo e podia deixar o Tricolor. Ao final, além do título, a torcida comemorou a permanência do treinador.
Recopa Gaúcha 2019
10/2/2019 — Grêmio 6x0 Avenida
Criada pela FGF para marcar o início da temporada, com o confronto entre o campeão gaúcho e o vencedor da Copa da Federação, em 2019 a Recopa foi disputada em um jogo do Gauchão, já que o calendário não apresentava datas disponíveis. Com gol de Luan logo no primeiro minuto, o Tricolor abriu caminho para a goleada sobre o time de Santa Cruz do Sul.
Gauchão 2019
14/4/2019 — Jogo de ida: Inter 0x0 Grêmio
Depois de três anos sem Gre-Nal na decisão do Gauchão, os dois maiores times do Estado voltaram a se encontrar em 2019. Na ida, no Beira-Rio, um jogo de poucas oportunidades e com brilho dos goleiros Paulo Victor e Marcelo Lomba terminou sem gols.
17/4/2019 — Jogo de volta: Grêmio 0x0 Inter (nos pênaltis: Grêmio 3x2)
Um jogo truncado, com discussões e expulsões do técnico colorado Odair Hellmann e de D'Alessandro, que estava no banco de reservas, terminou empatado em 0 a 0. O Grêmio ainda perdeu um pênalti com André, que parou nas mãos de Marcelo Lomba. Depois dos 90 minutos, nas cobranças, Paulo Victor fez sua maior partida com a camisa gremista e defendeu três chutes colorados para garantir o bi estadual.
Gauchão 2020
22/2/2020 — Final da Taça Ewaldo Poeta (1º turno): Caxias 1x0 Grêmio
O Grêmio chegou a Caxias do Sul na tarde de sábado, 22 de fevereiro, como favorito ao título do primeiro turno. Mas a boa equipe treinada por Rafael Lacerda dominou a partida e, com gol de Diogo Oliveira na etapa final, assegurou a vaga na decisão do Gauchão e ainda ergueu a Taça Ewaldo Poeta.
5/8/2020 — Final da Taça Francisco Novelletto Neto (2º turno): Grêmio 2x0 Inter
Depois de ficar quatro meses paralisado por causa da pandemia de covid-19, o futebol retornou em julho sem presença de público. Para o Grêmio chegar à decisão do Gauchão, era necessário vencer o segundo turno, e um Gre-Nal disputado na Arena definiu a vitória tricolor. Maicon e Isaque marcaram, naquele que foi o último jogo de Everton Cebolinha com a camisa gremista. Na hora de erguer a taça, ele recebeu a braçadeira de capitão de Pedro Geromel.
26/8/2020 — Final do Gauchão, jogo de ida: Caxias 0x2 Grêmio
Depois de disputar cinco rodadas do Brasileirão, o Grêmio finalmente começou a decidir o título estadual contra o Caxias. Na ida, na Serra, os gols marcados por Pepê e Everton, ex-São Paulo, começaram a encaminhar o tri.
30/8/2020 — Final do Gauchão, jogo de volta: Grêmio 1x2 Caxias
Com a vantagem conquistada na Serra, o Grêmio entrou em campo na Arena pronto para comemorar o tricampeonato estadual. O gol de Diego Souza, logo aos 14 minutos, parecia ser a garantia da conquista. Porém, um valente Caxias foi pra cima, virou o jogo e por pouco não estragou a festa gremista. No final, a derrota por 2 a 1 serviu para assegurar o 39º título estadual da história do clube.