O Grêmio encerrou na manhã desta terça-feira (25) a preparação para o primeiro jogo das finais do Gauchão, contra o Caxias, na quarta à noite. Na atividade realizada no CT Luiz Carvalho, Renato Portaluppi definiu o time que busca o tricampeonato estadual.
Sem contar com o lesionado Diego Souza, artilheiro da equipe no ano, com nove gols, o treinador manterá Isaque no ataque. A criação de jogadas e as finalizações foram trabalhadas nos últimos dias, já que nas últimas cinco partidas, todas pelo Brasileirão, o Tricolor marcou apenas três gols.
Recuperado de um problema no tornozelo direito, Maicon retorna ao time. Ele atuou apenas os primeiros 45 minutos da partida contra o Flamengo, na última semana, e sequer foi relacionado para o jogo seguinte, diante o Vasco, também disputado no Rio de Janeiro.
Quem também volta é o lateral-direito Victor Ferraz, que não atua há um mês. Ele sentiu um problema muscular e desfalcou a equipe nos últimos oito jogos. Seu retorno era mais do que necessário, já que Orejuela irá cumprir suspensão automática, pela expulsão no Gre-Nal que decidiu o returno do Gauchão. Outro que também não poderá, mas pelo acúmulo de cartões amarelos, é o zagueiro Kannemann, pendurado também no Brasileirão. David Braz será o substituto.
No banco, dois dos novos contratados poderão ser usados por Renato. Inscritos na lista de 32 jogadores do Gauchão, os meia-atacantes Everton, que atuou por 15 minutos contra o Vasco, e Robinho, que ainda não fez sua estreia, serão as principais opções para o segundo tempo.
Se vencer o Gauchão, o Grêmio voltará a conquistar um tricampeonato depois de 32 anos. A última série de três títulos seguidos ocorreu entre 1985 e 1987 – o Tricolor chegou ao hexacampeonato em 1990. Hoje técnico, Renato era o camisa 7 nos campeonatos de 1985 e 1986.
— É mais uma lembrança que eu vou fazer para o meu grupo. São mais de 30 anos que o Grêmio não consegue o tricampeonato, e nós vamos em busca. Estamos buscando quebrar recordes aqui no Grêmio e esse é mais um que podemos quebrar. É a única competição que vai acabar este ano, e o Grêmio está na final.
Renato ainda falou sobre o respeito que tem pelo adversário, mas garantiu que seu time está determinado a levantar a taça.
— Nós respeitamos muito o Caxias, como respeitamos qualquer adversário. Mas minha equipe vai jogar para ganhar e está preparada para ser campeã. Se vai ser, é outra história. Mas nós nos preparamos para isso — disse o treinador gremista, em entrevista coletiva virtual realizada nesta terça.
A delegação do Grêmio inicia viagem para Caxias do Sul às 13h30min. O time está definido com: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, David Braz e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Isaque. Como o regulamento do Gauchão permite apenas seis jogadores no banco de reservas, as opções deverão ser: Paulo Victor, Paulo Miranda, Lucas Silva, Thiago Neves, Robinho e Everton.