O Grêmio ficou no 0 a 0 com o Vasco na tarde deste domingo (23), em São Januário, e chegou ao quarto empate seguido no Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor segue invicto, mas, com sete pontos, já está cinco atrás do atual líder, o Inter.
Após mais um empate pelo Brasileirão, o Grêmio volta agora suas atenções para o Gauchão. Na próxima quarta-feira, no Centenário, e domingo, na Arena, enfrentará o Caxias pela final em busca do tricampeonato estadual, algo que não conquista desde anos 1980.
Pensando já na decisão do Campeonato Gaúcho, o técnico Renato Portaluppi decidiu preservar o zagueiro Geromel, que ficou no banco, onde o recém contratado Everton foi novidade. Vanderlei e Maicon também forram ausências dando lugar e Paulo Victor e Lucas Silva, respectivamente. Sem Diego Souza, lesionado, o o garoto Isaque ficou responsável por ser o homem mais adiantado do ataque.
Mesmo fora de casa, o Grêmio começou tendo a iniciativa do jogo em São Januário. Desde o primeiro lance, o Tricolor se colocou no campo de ataque e foi assumindo o protagonismo da partida. A primeira finalização perigosa veios aos cinco minutos. Após uma bela jogada de troca de passes, Alisson recebeu de Pepê e chutou para defesa de Fernando Miguel.
A superioridade gremista durou cerca de 20 minutos. Depois, o Vasco conseguiu encaixar a marcação em Jean Pyerre e Matheus Henrique e passou a equilibrar as ações no meio-campo. O time carioca, no entanto, não levou perigo nenhuma vez contra o goleiro Paulo Victor ao longo do primeiro tempo.
Com o intervalo se aproximando, o Grêmio voltou a ameaçar a partir das iniciativas de Jean Pyerre. Aos 38, ele serviu Alisson que quase abriu o placar. O camisa 23 chutou cruzado e Fernando Miguel conseguiu desviar a bola antes dela ainda bater na trave esquerda. O goleiro vascaíno voltou aparecer bem na sequência para defender chute colocado de Pepê, na última chegada gremista na etapa inicial.
Renato manteve o mesmo time para a volta do segundo tempo. No Vasco, Ramon mandou o garoto Cayo Tenório a campo no lugar de Cláudio Winck. A principal mudança na equipe carioca, no entanto, foi na postura, mais agressiva na volta do intervalo. Com Talles Magno tomando a inciativa, os mandantes voltaram mais perigosos nos primeiros minutos, mas aos poucos o Grêmio retomou o controle do jogo.
Mesmo com o Tricolor melhor, o Vasco quase chegou aos gols aos 15 minutos. Paulo Victor saiu mal em uma cobrança de escanteio e Ricardo Graça ficou com o gol aberto para finalizar. A sorte do time gaúcho foi que o zagueiro vascaíno chutou por cima do gol.
Talvez até pensando em preservação para a final do Gauchão, Renato sacou Jean Pyerre aos 17 para a entrada de Thiago Neves. Aos 29, o Grêmio teve mais duas trocas. Uma delas foi a estreia de Everton, no lugar de Alisson. Thaciano ingressou na vaga de Isaque.
Ainda que Isaque não seja um centroavante de ofício, sua saída fez o Grêmio perder ainda mais a profundidade no ataque. Quem teve a chance para vencer nos minutos finais foi o Vasco, mas Paulo Victor apareceu bem para defender o chute cruzado de Vinícius e garantiu o empate.
Brasileirão 5ª rodada – 23/8/2020
VASCO
Fernando Miguel; Cláudio Winck (Cayo Tenório, INT), Ricardo, Leandro Castán, Henrique; Bruno Gomes, Andrey, Fellipe Bastos (Bruno César, 14’/2T)); Martín Benítez (Vinícius, 28’/2T), Germán Cano (Ribamar, 42’/2T), Talles Magno.
Técnico: Ramon Menezes
GRÊMIO
Paulo Victor; Orejuela, David Braz, Kannemann, Cortez; Lucas Silva, Matheus Henrique; Alisson (Everton, 29’/2T), Jean Pyerre (Thiago Neves, 17’/2T), Pepê (Guilherme Azevedo, 41/2); Isaque (Thaciano, 29’/2T)
Técnico: Renato Portaluppi
CARTÕES AMARELOS: Henrique, Benítez, Cayo Tenório, Andrey, Ribamar (V); Matheus Henrique, Thaciano (G)
ARBITRAGEM: Sávio Pereira Sampaio, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior. VAR: Márcio Henrique de Gois
LOCAL: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
Próximo jogo
Caxias x Grêmio– 26/8/2020, às 21h30min - quarta-feira
Estádio Centenário - Gauchão