Há mais de mês um em regime de teletrabalho, o time de transição do Grêmio deve voltar aos treinamentos presenciais em julho. Pelo menos essa é a previsão feita pela direção das categorias de base do clube. Ainda sem data definida, os jogadores da equipe devem servir de apoio para o time principal durante a disputa do restante do Gauchão. Com projeção de retorno da competição no dia 19 de julho, os jogadores teriam de retomar os treinamentos dias antes para estarem aptos para o campeonato.
— Por enquanto, continuamos em regime digital. Ainda não temos uma data certa para voltar, somente uma previsão de retorno para julho, mas que depende das diretrizes sanitárias do governo estadual e da prefeitura — afirma Kevin Krieger, diretor de futebol do grupo de transição.
Sem a Copa FGF e o Brasileirão de Aspirantes, competições que a categoria participa, foi cogitada a extinção da equipe neste mês de junho, mas o Conselho de Administração do Grêmio optou por manter o time de transição.
Caso retornem às atividades, a transição seguirá o mesmo protocolo de higiene feito pelo time profissional, com a chegada aos treinos com fardamento, a não utilização de vestiários e a higienização de equipamentos entre exercícios.