O confronto realizado no Estádio Olímpico nem tinha caráter decisivo, visto que era válido pela 12ª rodada do Brasileirão de 2006, mas o encontro entre Grêmio e Fluminense no dia 16 de julho ficou marcado como um dos jogos mais espetaculares entre as duas equipes.
No Grêmio, sob o comando do técnico Mano Menezes, os destaques da equipe que retornava à elite do futebol brasileiro eram o zagueiro William, os volantes Lucas e Sandro Goiano, além do meia Tcheco. No Fluminense, treinado por Oswaldo de Oliveira, jogavam os selecionáveis Thiago Silva e Marcelo, liderados pelo sérvio Petkovic.
A linha do tempo do confronto
Logo no início da partida, o Grêmio perdeu o seu capitão, Sandro Goiano, que saiu por conta de uma lesão na coxa esquerda. Diante de mais de 25 mil torcedores, o Tricolor abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Rafinha cruzou para área, Ramon subiu mais que os zagueiros e marcou. O 1 a 0 perdurou até os 23 minutos da etapa final, quando Tcheco lançou Rômulo, que avançou sozinho e bateu forte, no canto do goleiro Fernando Henrique.
O que parecia uma vitória fácil, no entanto, quase virou um pesadelo. Dois minutos depois, Galatto saiu mal e Evando diminuiu. Na sequência, Tcheco foi expulso por reclamação, deixando o Grêmio em inferioridade numérica. Aos 32 minutos, o empate veio em um gol olímpico de Petkovic. Atônito, o time gaúcho sofreu a virada aos 34 minutos, quando Marcelo fez de cabeça após cruzamento de Cláudio Pitbull. Para piorar ainda mais a situação, Petkovic, com um chute de fora da área aos 42 minutos, fez mais um golaço: 4 a 2 para o clube carioca.
Com a derrota iminente, já era possível ouvir vaias ao goleiro Galatto, que havia falhado durante o duelo, mas ainda deu tempo para o empate. Herrera descontou aos 47 minutos. A igualdade veio aos 48, com mais um gol de Rômulo, decretando o 4 a 4.
Ao final do campeonato, o Grêmio ficou na terceira colocação e conquistou uma vaga para a Libertadores. Já o Fluminense foi ameaçado pelo rebaixamento, mas escapou no final, terminando na 15ª posição.
Ficha técnica
Grêmio 4 x 4 Fluminense
16/7/2006 - Brasileirão - 12ª rodada
GRÊMIO: Galatto; Patrício, Maidana, William e Escalona; Lucas, Sandro Goiano (Jeovânio), Tcheco, Rafinha e Ramón (Herrera); Rômulo. Técnico: Mano Menezes.
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Rogério, Gabriel Santos, Thiago Silva e Marcelo; Marcão, Arouca (Beto), Juliano (Jean) e Petkovic; Cláudio Pitbull e Tuta (Evando). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Cléber Assunção Gonçalves (MG)
Cartões amarelos: Jeovânio e Tcheco (G); Tuta, Marcão, Marcelo e Jean (F)
Cartões vermelhos: Tcheco (G); Jean (F)
Gols: Ramon (aos 26min do primeiro tempo); Rômulo (aos 23min), Evando (aos 25min), Petkovic (aos 34), Marcelo (aos 36min), Petkovic (aos 42min), Herrera (aos 47min) e Rômulo (aos 48min do segundo tempo)