Nada como voltar ao lugar de onde não deveria ter saído. Em 16 de abril de 2006, há exatos 14 anos, o Grêmio retornava à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro depois de amargar uma temporada na Série B. A primeira partida foi contra o Corinthians, campeão do ano anterior. A lógica indicava um desastre no Olímpico, que tinha mais de 30 mil pessoas. Mas não foi o que ocorreu.
O Grêmio foi soberano, venceu por 2 a 0, gols de Alessandro e Evaldo. E não foi um triunfo qualquer. O Corinthians estava recheado de estrelas, como os argentinos Mascherano e Tévez, além de Nilmar e Roger.
— Soubemos anular os principais jogadores deles, aproveitamos os contra-ataques e saímos com a vitória — disse o lateral-direito Patrício após aquela partida.
O resumo não poderia ter sido melhor, já que foi exatamente isso o que o time comandado por Mano Menezes fez em campo. A equipe tricolor, apesar de jogar em casa, estava mais preocupada com a defesa do que com o ataque. Até mesmo por isso, os visitantes tinham mais a bola.
As melhores chances, porém, eram do Grêmio. Fosse explorando o erro do adversário, com o atacante Ricardinho, ou na bola aérea com o zagueiro Pereira, o time gaúcho assustava a meta do goleiro Johnny Herrera. Aos 44 minutos, o Tricolor abriu o placar com Alessandro, que naquela época era escalado no meio-campo. Ele, que depois seria ídolo do Corinthians, aproveitou sobra de bola na entrada da área e fez 1 a 0 para os donos da casa.
Logo veio o intervalo e o Corinthians voltou a campo disposto a furar a retranca gremista. A equipe se jogou ao ataque e Tévez teve boa chance no início do segundo tempo, mas foi contido por Pereira.
Com espaço para contra-atacar, o Grêmio soube o que fazer. Aos 18 minutos, escanteio para o time gaúcho. Bola na área, cabeçada de Pereira e, no rebote, o outro zagueiro, Evaldo, ficou livre para estufar as redes no Estádio Olímpico.
Com direito a gritos de "olé" nas arquibancadas, o campeão da Série B do ano anterior derrotava o vencedor da Primeira Divisão de 2005. Foi uma volta digna de quem sabia que o seu lugar era aquele. E, naquele momento, ninguém mais duvidava disso.
FICHA TÉCNICA DO JOGO
Grêmio
Marcelo Grohe; Patrício, Pereira, Evaldo e Wellington; Jeovânio, Lucas, Alessandro (Nunes), Marcelo Costa e Ramón (Paulo Ramos); Ricardinho (Pedro Júnior). Técnico: Mano Menezes
Corinthians
Herrera; Coelho, Betão, Marcus Vinícius e Gustavo Nery; Marcelo Mattos (Renato), Mascherano, Roger (Rafael Moura) e Ricardinho; Nilmar e Tevez. Técnico: Ademar Braga
Data: 16/4/2006 (domingo)
Horário: 16 horas
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Álvaro Azeredo Quelhas, auxiliado por Marco Antônio Gomes e Alexandre Conceição (trio mineiro)
Cartões amarelos: Jeovânio, Pereira, Ricardinho (G); Marcelo Mattos, Mascherano, Marcos Vinícius (C)
Gols: Alessandro (G), aos 44 minutos do primeiro tempo, e Evaldo (G), aos 18 minutos do segundo tempo