Nesta quinta-feira (29), a santidade máxima do futebol nos deixou, aos 82 anos. Pelé jogou praticamente toda a carreira no Santos, de onde saiu em 1974, quando tinha 34 anos, mas imagine o Rei vestindo a camisa do Grêmio. Por pouco, esta imagem não se concretizou. A história foi revelada pelo próprio Rei do Futebol, em entrevista concedida com exclusividade a ZH em 2013. Segundo ele, a situação inusitada ocorreu quando tinha apenas 15 anos de idade.
— Tem muitas histórias, mas uma que é verdadeira. Quando eu estava no Santos, no início da carreira, tinha uns empréstimos que o clube fazia para os jovens ganharem experiência. Nesta época, o Santos fez excursões pelo Sul. Jogou em Pelotas, em Rio Grande. E quase que eu fico no Grêmio. Quase que eu fui emprestado. Teve uma consulta se alguns dos garotos poderiam ficar e eu era um deles. De vez em quando eu brinco: "Quase que eu reinicio minha carreira no Grêmio" — contou o craque.
Vale lembrar que, com 16 anos, Pelé foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, para a disputa da Copa Roca contra a Argentina, em 1957. Um ano depois, deixaria o planeta boquiaberto com o golaço marcado na final da Copa do Mundo diante da Suécia. O resto é história.