O Grêmio goleou o Juventude por 3 a 0 na noite de quarta-feira (29) na Arena e se classificou às quartas de final da Copa do Brasil. Com dois gols de Felipe Vizeu e um de Diego Tardelli, além do ingresso importante de Thaciano em campo, com duas assistências, o técnico Renato Portaluppi ganhou novas peças para formatar a equipe — que terá a baixa de Everton, o principal jogador do time nesta temporada.
O treinador não confirmou quem assumirá a titularidade. A tendência, no entanto, é de que Vizeu seja mantido na função que antes era de André. Tardelli pode ser o substituto de Everton, que embarca nesta quinta-feira (30) para o Rio de Janeiro, onde se juntará à Seleção Brasileira para a disputa da Copa América.
O atacante, inclusive, pode ter feito a sua última partida com a camisa tricolor, já que existe a possibilidade de ser negociado na janela que se abre em meio ao torneio entre seleções.
— O interesse pelo Everton é uma coisa normal. Acredito que ele seja o melhor jogador do futebol brasileiro. É um atleta com nível de seleção. Mas, se aparecer uma oferta mesmo por ele, a diretoria que vai resolver, e não o treinador — ressaltou Renato.
O próprio Cebolinha comentou o assunto após o jogo. Ele afirmou que espera não ter feito ainda a sua despedida do Grêmio.
— É difícil. Vou ficar mais de um mês fora se o Brasil chegar até a final. É uma competição com muita visibilidade, mas espero que não (seja o último jogo) — disse ainda no gramado da Arena, antes de emendar:
— Se eu sair agora, sairei de cabeça erguida, pois coloquei meu nome na história do clube. Acredito que pude retribuir a tudo que o clube fez por mim.
O vice-presidente de futebol do Grêmio, Duda Kroeff, destacou que até o momento nenhuma proposta oficial foi feita pelo jogador. Segundo ele, se chegar alguma oferta pela Cebolinha, será analisada.
— Absolutamente nada pelo Everton, a não ser as sondagens de sempre, de sites, blogs, mas nada oficial. Tenho a impressão de que será depois da Copa América. Quando chegar, e se chegar, a gente analisa, mas evidentemente não é barato — frisou o dirigente.
Outra possibilidade de baixa no elenco gremista que foi especulada diz respeito a Juninho Capixaba. O Porto está monitorando o lateral-esquerdo, que foi recentemente comprado do Corinthians por R$ 4 milhões, além dos 10% dos direitos federativos de Ramiro, que ainda pertenciam ao clube gaúcho.
Sobre ele, Kroeff foi enfático:
— Do Juninho, não estamos sabendo de nada.
Assim, o Grêmio volta as suas atenções novamente para o Brasileirão. Serão três jogos pela competição antes da parada para a Copa América: Bahia, no próximo sábado, fora de casa; Fortaleza, em 8 de junho, no Estádio Centenário; e Botafogo, no dia 12 de junho, no Rio de Janeiro.
Renato entende que a pausa será importante para recuperar os atletas que estão entregues ao departamento médico e para treinar o grupo de jogadores, que tem feito jogos no meio e no fim de semana.
— Vai ser importantíssima, porque teremos tempo para treinar e recuperar os jogadores que estão fora. Antes dela, temos mais três jogos para sair dessa situação no Campeonato Brasileiro — lembrou o técnico, que espera ir para essa intertemporada fora da zona de rebaixamento.
O único reforço confirmado pelo clube foi David Braz, que poderá jogar somente depois da parada. O zagueiro, envolvido na troca que levou o atacante Marinho para o Santos, terá alguns dias de férias e se apresentará em Porto Alegre no dia 15 de julho. A expectativa é de que ele possa atuar assim que os campeonatos forem retomados.
— Ele estava jogando, então logo deve estar bem. Certeza só após exames e testes na chegada — sublinhou o vice-presidente de futebol do Grêmio.