O Grêmio derrotou o Juventude por 3 a 0 e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Felipe Vizeu, duas vezes, e Diego Tardelli marcaram os gols na Arena.
Titular no lugar de André, Vizeu marcou o terceiro gol nos últimos dois jogos. Após a partida desta quarta-feira (29), o técnico Renato Portaluppi falou sobre o momento do centroavante:
— O Vizeu fez gol no penúltimo jogo, fez gol hoje, foi contratado para isso. Nem sempre é possível mas o importante é o que fazem pelo time dentro de campo. falei para ele e o André que as oportunidades iam aparecer. (Vizeu) Foi feliz no jogo contra o Atlético-MG e hoje. Mas por serem atacantes, são cobrados.
Uma surpresa no time titular foi a entrada de Vico na vaga de Alisson, machucado. O jovem tentou dribles e finalizações durante os primeiros 45 minutos de jogo. Na volta do intervalo, porém, Pepê entrou no seu lugar.
— Escolhi o Vico pela maneira como o adversário ia jogar, pelo momento deles. Sabíamos que ia jogar retrancado, e eu precisava de um jogador de drible e chute. Não foi tão bem nos 45 minutos que jogou, mas vem treinando bem dessa forma — disse o técnico gremista.
Autor do terceiro gol, Tardelli entrou como centroavante, substituindo Vizeu. Apesar de perder uma chance, marcou na sequência, na pequena área, típico de um camisa 9.
— O Tardelli joga em duas, três posições. Hoje jogou ali porque o Vizeu falou que estava cansado, pediu para sair. Ele (Tardelli) sabe jogar ali e tinha Everton e Pepe pelo lados, e ele ainda não está 100% — afirmou Renato.
Mesmo construindo a vitória que lhe rendeu a classificação, o treinador não acredita que o Grêmio tenha "decolado", como ele mesmo se referiu em entrevista recente:
— Falta bastante coisa. Alcançamos objetivos, mas precisa melhorar. Temos muitos jogadores fora e me preocupo com o cansaço. Às vezes mudo dois, três jogadores para colocar sangue novo. Sei que estamos devendo, os jogadores sabem disso, mas vamos conseguindo nossos objetivos.
Confira outros trechos da entrevista:
Possível saída de Everton
"Não é problema meu, é da diretoria. Não sei do interesse de outras equipes, mas é normal. Acredito que seja o melhor jogador do futebol brasileiro. Se aparecer realmente uma oferta é a diretoria que vai resolver, não o treinador".
Objetivos até a parada da Copa América
"Tínhamos três metas e atingimos duas. O Grêmio sempre pode dar mais, sempre pode melhorar. Por outro lado, o Grêmio disputa três competições ao mesmo tempo, sem vários jogadores importantes. É normal que não consiga jogar sempre bem. Tenho consciência que temos que melhorar, essa parada vai ser boa para treinar e recuperar jogadores. Depois vamos voltar com força total".
Pênalti perdido
"Eles (André e Jean Pyerre) tomaram puxão de orelha, porque treinam de uma maneira e batem de outra. Não adianta querer mudar, se mudar vai acontecer isso".
Sobre a entrada de Thaciano
"Toda vez que a gente precisa dele se destaca, aproveita as oportunidades. E quem aproveita todas as oportunidades, se escala".
Sobre a compra de Rodriguez
"Já foi avalizada. Não estou por dentro, mas acho que já é jogador do Grêmio. Já tinha falado para a diretoria, é um jogador interessante, estamos lapidando, por isso demorei a escalar".