Na segunda parte da entrevista de Renato Portaluppi ao jornal carioca O Globo, o técnico do Grêmio rasgou elogios ao atacante Luan, que pode ser envolvido em uma troca com o Cruzeiro para a chegada de Thiago Neves à Arena. O treinador destacou a confiança que tem no atleta apesar das lesões que o tiraram de campo nos últimos jogos da temporada.
— Ele tem 25 anos. Confia muito em mim. A minha parte, eu faço. A dele, ele faz. Foi o melhor jogador da América no ano passado. É um puta de um garoto. Já vinha brigando para os médicos liberarem. Faço isso com ele e todo mundo — destacou Renato.
O técnico também falou sobre o assédio do Flamengo ao zagueiro Kannemann. Segundo Renato, o jogador, que também desperta o interesse de Boca Juniors e Independiente na Argentina, não deixará o Grêmio.
— O Flamengo quer porque quer o Kannemann, não vai levar — destacou.
O técnico também falou sobre a polêmica do curso para a obtenção da licença PRO junto à CBF. E confirmou que realizará as aulas na Granja Comary, em Teresópolis, em fevereiro.
— Faltando um mês, avisam, "vai ter o curso". Eu fiz a minha programação, não a que os outros querem. Não tenho nada contra o curso, não disse que não vou fazer o curso, mas não nas minhas férias. Em fevereiro tem outro curso, eu farei sem problema nenhum, cinco, dez, quinze dias. Mas aí, se for para o pau, tem muita coisa para rolar. Hoje em dia não é simples alguém proibir de trabalhar. Mas não estou aqui para brigar com ninguém — disse.
Por fim, Renato também falou sobre Marinho. Disse não ter se decepcionado com o desempenho do atacante, que foi um dos principais investimentos do Grêmio em 2018.
— Não é que tenha me decepcionado. Marinho tem 27 anos. Contratei porque vi jogar, livrou o Vitória da Série B. "Cadê aquele Marinho?", perguntei para ele. Ele falou que nunca se sentaram com ele para passar a parte tática. Os caras do Vitória davam chutão pra frente e ele se virava, me disse — afirmou o técnico gremista que, questionado se conta com o jogador para 2019, respondeu:
— É atleta do Grêmio. Andou falando besteira...