O Atlético Tucumán foi denunciado pelo foguetório nas proximidades do hotel gremista no início da madrugada desta terça-feira (18). Durante a reunião entre a Conmebol e os clubes para definição dos detalhes de operação antes da partida, o Grêmio informou o incidente e o caso será relatado na súmula do delegado do jogo.
Após a formalização da denúncia, o clube argentino será julgado novamente pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol. Será a segunda vez na competição que o clube terá de responder por irregularidades. O Atlético Tucumán já foi punido com uma multa de US$ 10 mil (cerca de R$ 41 mil) por incidentes registrados no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, na vitória por 2 a 0 contra o Atlético Nacional no Estádio Monumental José Fierro.
A Conmebol puniu o clube argentino por infrações em quatro artigos dos regulamentos da entidade. A pena financeira foi aplicada com base no artigo 8 (sobre manter a ordem nas imediações e no interior do estádio) e no artigo 13.2 ( inclui tentativa de invasão de campo, lançamento de objetos, uso de sinalizadores e mensagens provocativas). Já no regulamento da Libertadores, foram mais duas infrações: artigo 95 (sobre o respeito ao protocolo de entrada em campo) e artigo 129 (inclui diversos itens, como o uso de objetos proibidos dentro do estádio).