O Grêmio saiu de Chapecó no lucro. Além de somar um ponto no empate em 1 a 1 com a Chapecoense neste domingo (29), na Arena Condá, o técnico Renato Portaluppi conseguiu preservar seus titulares para o jogo com o Flamengo, pelas quartas da Copa do Brasil, na quarta-feira. O treinador aguarda por Everton, que se recupera de conjuntivite, e será reavaliado nesta segunda-feira (30).
Entre os membros da comissão técnica, há otimismo de que o atacante esteja em campo contra os cariocas.
O diagnóstico inicial ainda na sexta-feira, quando surgiu o problema, seria de que a condição de Everton não é tão preocupante a ponto de tirá-lo do jogo contra o Flamengo. No final de semana, inclusive, o Cebolinha foi liberado das atividades no CT para se recuperar em casa.
— Ele não está vetado para quarta-feira. Se reapresentará amanhã (segunda-feira) e será reavaliado — explica o médico Paulo Rabaldo.
Além de Everton, o Grêmio terá mais dúvidas para encarar o Flamengo. Em recuperação de desconforto muscular, Léo Moura tem boas chances de voltar a ser o lateral-direito do time na partida pela Copa do Brasil. Mas o lateral-esquerdo Bruno Cortez, que também trata de lesão muscular, tem remotas possibilidades de retornar na quarta-feira.
Assim, Marcelo Oliveira seria seu substituto. Outra mudança, esta de ordem técnica, pode ser a entrada de Jael na vaga de André no ataque. O mistério será alimentado por Renato até a hora de a bola rolar. Ontem, o treinador se limitou a comemorar o ponto somado com time reserva em Chapecó e a preservação de seus titulares.
— O resultado foi ótimo por utilizarmos uma equipe alternativa, sem entrosamento, e pela situação da Chapecoense no campeonato. Nossa equipe brigou e lutou. É importante somar pontos fora de casa. Hoje (ontem), o Grêmio não perdeu um ponto, mas sim ganhou — resumiu Renato, que também criticou a arbitragem por não marcar impedimento no gol adversário:
— Vi o lance no vestiário e, no gol da Chapecoense, o jogador estava impedido. Mas não vou ficar falando disso.
O treinador também já anunciou time reserva para o jogo pelo Brasileirão no próximo sábado, também com o Flamengo na Arena. Citando a lesão do zagueiro Bressan ontem, que saiu de campo ontem com lesão muscular e deve ficar fora da equipe por ao menos duas semanas, Renato comparou sua situação com o rival de quarta, que utilizou titulares ontem pelo Brasileirão.
— Há dois anos falo que jogador não é um robô. De vez em quando, precisa descansar. Hoje (ontem), perdemos o Bressan. Imagina se colocamos a equipe principal e perdemos dois ou três jogadores para quarta-feira. Não tem milagre. Vai seguir assim (rodízio). Jogar no Maracanã com Sport, é mole. Em casa, sem deslocamento. Queria ver se o jogo fosse em Recife — ironizou.
Também pela perda de Bressan, Renato pediu a contratação de mais um zagueiro para a direção. Ainda que Matias Antonini, 20 anos, tenha chegado esta semana do Cagliari, da Itália, o Grêmio busca no mercado mais um nome para a posição.
— Lógico que precisamos de um zagueiro. Estamos procurando, mas não adianta trazer por trazer — explicou Renato.