O primeiro passo do Grêmio para vencer o Flamengo foi dado em Chapecó, onde um time inteiro de reservas e guris ainda desconhecidos da torcida garantiu a permanência no G-4, pelo menos até a noite desta segunda-feira, quando o Atlético-MG enfrenta o Bahia.
Renato deixou os titulares de molho e isso será o grande trunfo para quarta-feira. No Rio, o Flamengo usou força total para golear o Sport por 4 a 1 e passar por todo o desgaste físico e emocional de uma partida.
O jogo em Chapecó serviu para observações e para dar ritmo a jogadores como Douglas e Paulo Miranda, por exemplo. Mesmo que estivesse na Arena Condá, Renato, certamente, espichava o olho para quarta-feira. A lateral-direita é um problema. Tanto que Leo Gomes nem viajou ao oeste catarinense.
Na esquerda, vale o mesmo. Marcelo Oliveira ficou descansando em Porto Alegre, para o caso de Cortez ser vetado. Aposto na volta de Everton. Não será uma conjuntivite que deixará de fora da decisão o mais decisivo jogador do Grêmio no momento.