Na sua maratona particular, o Grêmio largou da melhor forma possível. Iniciou com vitória no primeiro dos 15 jogos que terá de enfrentar até o dia 5 de setembro.
Além do triunfo sobre o Atlético-MG por 2 a 0, nesta quarta-feira, teve mais três boas notícias na Arena: o fim da seca de gols de André, o retorno de Douglas aos gramados pelo time principal e a estreia de Marinho.
Com o resultado, o Grêmio subiu para a quarta posição, com 23 pontos – mas ainda pode deixar o G-4, caso o Inter vença o Atlético-PR, em Curitiba, nesta quinta-feira.
Além da vitória, o que mais tranquiliza a torcida para o futuro é o retorno dos gols de André. Desde o dia 7 de maio, quando fez contra o Santos, o centroavante amargou 700 minutos sem marcar.
A recuperação do jogador foi encarada como prioridade por Renato Portaluppi no período da parada para a Copa do Mundo. Entre conversas, vídeos e treinos específicos, o técnico tratou pessoalmente de recuperar o futebol do centroavante.
— O André é goleador, tem grande qualidade e não desaprendeu a jogar. Faltava um gol para tirar o peso dos ombros. Veio para nos ajudar, então banquei mesmo quando não fazia gols — avaliou Renato.
O próprio jogador também falou sobre a atenção especial que recebeu do técnico durante o período de treinos do Grêmio.
— Tinha tempo que não sobrava uma assim. Esse tempo, a gente teve para conversar, entender a forma que o Grêmio joga. Esse período foi para isso. Renato conversou muito comigo, mostrou a forma como o time atua, e eu expliquei a forma que gosto de jogar. É um gol que alivia e tira um peso. Como atacante, querendo ou não, vivo de gols — comentou, aliviado, na saída do gramado após a partida.
Contando com os gols de André, o Grêmio se prepara para tentar acumular o máximo de pontos enquanto o calendário ainda é de dedicação exclusiva ao Brasileirão.
— Precisamos fazer o maior número de pontos, principalmente o dever de casa. É necessário pontuar no Brasileirão. Precisamos de, no mínimo, 50% para ficar na parte de cima da tabela. Isso nos coloca na briga pelo título entre os primeiros. Ainda mais agora que temos as outras competições. Um jogo a cada três dias é muito desgaste — completou Renato.
De volta da Seleção, e muito aplaudido pelo torcedor em suas intervenções, Geromel foi o porta voz do pensamento que o Grêmio adotará para a sequência da maratona:
— O próximo jogo é sempre o mais importante.