O ciclo vitorioso do Grêmio pode começar a ter um novo capítulo neste sábado. A estreia no Brasileirão, contra o Cruzeiro, no Mineirão, marca o início da busca pela tríplice coroa nesta temporada após as conquistas da Recopa e do Gauchão. Nos últimos 16 meses, o clube também levantou as taças da Copa do Brasil e da Libertadores.
A garantia de permanência do técnico Renato, que era assediado pelo Flamengo, impulsiona a equipe na largada do campeonato. O treinador promete não deixar o Brasileirão de lado, apesar dos rumores de que poderia privilegiar as competições de mata-mata. Mas diz que, conforme o andamento da temporada, poderá preservar atletas em determinadas partidas.
— Temos três grandes competições pela frente, vamos encarar as três da mesma forma. Vai direcionar uma competição ou outra lá na frente? Bom, isso vai depender do que estiver acontecendo. Poupar jogadores não quer dizer que o Grêmio está deixando de lado a competição. Todos sabem que ganhar as três é praticamente impossível, mas estamos preparados e temos grupo. É um sonho meu ganhar o Brasileiro — explicou Renato.
Para o início da caminhada no campeonato, o técnico não contará com Luan. Com dores musculares, o meia ficou de fora da viagem a Belo Horizonte para ter condições de atuar na terça-feira, contra o Cerro Porteño, pela Libertadores.
A tendência é de que Cícero seja utilizado como substituto, mas Thonny Anderson também tem chances de herdar a vaga. No ataque, ainda que André esteja regularizado para fazer sua estreia pela equipe, deverá ficar como suplente de Jael. A expectativa de Renato é de que Cruzeiro x Grêmio seja um confronto de alto nível.
— Sempre foi um clássico do futebol brasileiro. Todos os anos, o Cruzeiro monta um bom plantel. Tem um grande treinador, que é o Mano Menezes. Ganhou o Estadual. Sempre é muito difícil jogar lá. No ano passado, tinha sido o melhor jogo até então. Tem tudo para acontecer de novo — observa o técnico.
O Cruzeiro também chega em alta para o confronto após a conquista do Campeonato Mineiro. O técnico Mano Menezes não fez mistério sobre a escalação da equipe, que tem como destaque a dupla De Arrascaeta e Thiago Neves, que foi fundamental para o título estadual sobre o rival Atlético-MG.
— Sabemos que o Grêmio tem grupo qualificado e temos de entrar muito ligados. Eles têm um time muito forte e mantiveram a base do ano passado, assim como a gente. Há uma rivalidade. Eles, quando vêm jogar aqui, se fazem fortes. Mas nós também criamos situações e, por isso, será um grande jogo — analisa De Arrascaeta.