Teve uma baita importância a vitória do Grêmio sobre o Fluminense, neste domingo, por alguns motivos. O primeiro, e mais óbvio, é porque o resultado manteve o Tricolor na porta de cima da tabela, a um ponto do Santos, e com a possibilidade de vaga na Libertadores bem encaminhada. Ainda que nossas chances de levantar o caneco do Brasileirão sejam pequenas, como mostra o levantamento do matemático Tristão Garcia, elas ainda existem, e foram mantidas, com a vitória sobre o time carioca. Afinal, se o coringão perder uma partida e empatar outra, por exemplo, nos próximos jogos, a diferença cai significativamente.
O segundo, é pelo fato de que o time, mesmo aos trancos e barrancos, conseguiu marcar um gol após alguns jogos de seca no Brasileirão, e vencer, após sucessivas derrotas, mesmo com todos os desfalques. Esse resultado deixa o grupo e a comissão técnica mais tranquilos para essa pausa por conta das Eliminatórias Sul-Americanas, para que os lesionados se recuperem a tempo do primeiro jogo das semifinais da Libertadores.
A pausa será fundamental para que esse time que vem atuando tenha alguma sequência. Mas, ao mesmo tempo, não pode ser desgastante a ponto de tirar o ritmo de jogadores como Fernandinho e Barrios, por exemplo, que não atuaram no jogo contra o Fluminense, pois o jogo contra o Cruzeiro é só no dia 11 de outubro, e contra o Barcelona é só no dia 23. Tempo suficiente para recuperação? Creio que sim. Mas também é um longo tempo, que pode prejudicar algum desses jogadores, os deixando sem ritmo de jogo.
Por fim, a parada é fundamental para recuperar totalmente nosso principal jogador, Luan. Sou um crítico desse calendário maluco que a CBF impôs ao futebol brasileiro, que já nos trouxe alguns problemas, pelo excesso de jogos. Porém, não tenho como não reconhecer que ele também nos beneficia, de certa maneira, por conta dessa parada pra lá de importante, e que pode recuperar importantes nomes do Tricolor.