Vem aí mais um Gre-Nal decisivo. A partir das 17h45min deste sábado (8), Grêmio e Inter se enfrentam na Arena pelo jogo de ida da final do Gauchão 2025. Acompanhe todas as informações da partida na Jornada Digital da Gaúcha.
Nela, além de receber as mesmas informações veiculadas no rádio, você terá à disposição elementos como placar, escalação e substituições para visualizar a todo o momento um resumo do que mais relevante ocorre no confronto.
Gre-Nal que vale muito
Mais do que o Gauchão de 2025, o que começa a ser decidido neste sábado é parte da história do futebol do RS. O Grêmio tem, pela primeira vez, a chance de igualar uma das marcas que mais orgulham o Inter. O título para os tricolores vale o octa que só os colorados têm. A série atual é mais uma das tantas que caracterizam nosso Estadual. Tudo se inicia às 17h45min.
Desde a profissionalização do futebol, em 1940, o Gauchão já viveu uma dezena de hegemonias. É, na prática, a teoria da gangorra, cunhada por Lauro Quadros. Na rivalidade gaúcha, quando um está por cima, quase sempre o outro está por baixo. Em um período de 84 anos, 57 foram de sequências de ao menos quatro conquistas, ora de Grêmio, ora de Inter. Elas ilustram momentos, que por vezes ganham apelidos para identificá-los.
As primeiras soberanias são do Inter. No início dos anos 1940, o RS foi colorado. Foram as épocas de ouro do Rolo Compressor, que conquistou o primeiro Hexa do Estado e iniciou uma vantagem vermelha no clássico que dura até hoje. Tesourinha, Carlitos, Nena, um trio eterno. No início da década seguinte, veio o Tetra por um time que ganharia o óbvio apelido de Rolinho, da dupla Larry e Bodinho, com Chinesinho e Oreco.
Veio, então, o Grêmio dos 12 em 13. O Tricolor só não foi 13 vezes campeão seguido, entre 1956 e 1968 porque o Inter ganhou um no meio do caminho. Um Penta e um Hepta, na quebra do recorde colorado. Foguinho comandava um time que teve Gessy, Milton Kuelle, Juarez, João Severiano, e a dupla Airton Pavilhão e Vieira, os recordistas em títulos gaúchos, com 11 medalhas.