Um surto de covid-19 atingiu o Guarany-Ba após a partida contra o Aimoré no último final de semana. A equipe da Campanha teve 11 jogadores positivados e outros cinco isolados com sintomas, mas com testes negativos. O clube e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) irão se posicionar sobre a situação após receberem os resultados da nova testagem, o que pode ocorrer nesta terça-feira (1º).
O Guarany-Ba vinha realizando testes a cada 10 dias em todos os jogadores e funcionários envolvidos com as partidas, conforme o diretor médico da equipe, Jorge Kae. Além disso, todos os atletas do elenco estão vacinados, segundo o clube.
— Por determinação minha, fazemos testes a cada 10 dias. Temos uma parceria com a prefeitura. Estávamos seguindo todos os protocolos de forma bem incisiva, máscara, álcool gel, todos os cuidados. No jogo contra o Aimoré, tivemos de substituir três jogadores, pois estavam com sintomas. Nosso último teste havia sido depois do jogo de estreia. Não duvido que comecem a pipocar casos nos outros clubes — explicou Kae.
Este é o primeiro surto desde o começo do Gauchão, em 26 de janeiro. O protocolo do campeonato não obriga os clubes a realizarem testes periódicos de covid, como ocorreu nos últimos dois anos, quando as equipes precisavam ser testadas antes de cada rodada do torneio.
— A FGF não tem poder de mando em relação à testagem, mas nós fizemos uma recomendação forte para que os testes sejam realizados de maneira periódica e, ao que nos consta, os clubes têm feito. Os jogadores têm a certificação da vacina e, se não fazem os testes, é um problema que foge da FGF, que não pode os obrigar. A mesma coisa é a recomendação das máscaras no estádio. Existe a recomendação, mas tu olhas, e o pessoal está sem máscara nas arquibancadas — explica Paulo Petry, médico epidemiologista e coordenador da comissão de medicina e saúde da FGF.
De acordo com o regulamento do campeonato, os testes de covid só são obrigatórios para quem não tem ciclo vacinal completo, conforme o parágrafo quinto, item A: "Aos atletas e membros da comissão técnica que não possuírem o ciclo vacinal completo, será exigida a realização dos exames de covid-19 pelo método RT-PCR, com resultado negativo, devendo ser atestados com antecedência mínima de 24 horas antes de cada rodada".
Conforme o regulamento do Gauchão, "as partidas seguirão a programação normal do calendário estabelecido pela FGF caso os clubes tenham no plantel de inscritos para a competição ao menos 13 atletas imunes e/ou com exames negativos de RT-PCR para a covid-19".
— A FGF está sempre atenta. Recomendamos testes antes de cada rodada. Com esse episódio, já enviamos ainda nesta segunda ao laboratório para a realização do RT-PCR nos atletas do Guarany-Ba. Estamos aguardando os resultados — completou.
- As delegações podem ter até 50 integrantes;
- Todos terão a temperatura medida ao entrarem nos estádios. O termômetro deve ser fornecido pelo clube mandante;
- Clubes devem atestar o esquema vacinal completo ou os resultados dos exames de covid-19 dos atletas e comissão técnica com antecedência mínima de 24 horas;
- O mandante deve enviar uma lista dos funcionários que realizam serviços essenciais durante o jogo. Eles não podem ficar na área de competição;
- Os torcedores que forem aos estádios deverão estar com o esquema vacinal completo, prazos de imunidade vigentes e/ou com teste RT-PCR negativo.