Após a realização de exames, 11 jogadores do Guarany-Ba testaram positivo para covid-19. O clube confirmou a informação através de uma nota oficial, afirmando que novos testes serão realizados nesta terça-feira (1º). Outros cinco atletas apresentaram sintomas, porém testaram negativo. A equipe de Bagé enfrenta o Brasil-Pel, pela terceira rodada do Gauchão 2022, na quarta-feira (2), às 21h30min, em Pelotas, porém não teria o número de atletas suficientes para atuar.
Conforme a nota, o clube irá se posicionar quanto a continuidade no campeonato após receber os resultados na nova testagem. Os 16 atletas estão em isolamento. A viagem para Pelotas estava prevista para esta terça-feira.
— É um surto muito forte que nos pegou, não podemos deixar isso se disseminar. O teste que usamos é o da Prefeitura, que é 100% quando é positivo. Quando é negativo, ele pode ser um falso negativo em até 60% das vezes. Então o paciente pode estar positivo — afirma Jorge Kaé, médico do Guarany-Ba.
Conforme o regulamento do Gauchão, as partidas seguirão a programação normal do calendário estabelecido pela FGF caso os clubes tenham no plantel de inscritos para a competição ao menos 13 atletas imunes e/ou com exames negativos de RT-PCR para a covid-19. Com 16 jogadores isolados, o Guarany-Ba não teria o número suficiente para enfrentar o Brasil-Pel.
— Não é nem uma questão de regulamento. Todos nossos atletas estão vacinados, mas essa variante é muito contagiosa. Temos que passar a nossa precaução para os familiares, pois temos que tratar como uma pandemia. Então, espero que o presidente da Federação tome providências. Somos o único clube que testa de 15 em 15 dias — destacou o médico do clube.