Na Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho desde 1997, o São José prepara-se para uma nova temporada com a expectativa de brigar posições diferentes do último ano. Em 2021, após um mau início no Estadual, o Zequinha teve que fazer uma campanha de recuperação para fugir no rebaixamento. O mesmo ocorreu na sequência, durante a disputa do Brasileirão Série C. Para este ano, apesar da eliminação nas quartas de final da Copa FGF – Dirceu Castro, a direção do clube do Passo D’Areia optou pela continuidade de trabalho do técnico Pingo, que assumiu a equipe durante a disputa da terceira divisão, e quer se aproveitar desse encaixe para largar em vantagem no Estadual.
— O maior trabalho foi o de manter os jogadores que tiveram destaque. Conseguimos manter 85%, que são importantes para a estrutura da equipe, além da comissão técnica. O trabalho do Pingo é o mais próximo daquilo que a gente entende para o São José. Ele conseguiu resgatar a nossa essência, de um time que joga para frente — afirma Luciano Oliveira, gerente executivo do São José.
A parte modificada do elenco do Zequinha teve os acréscimos do defensor Matheus Cazzeta e do volante Murilio, emprestados pelo Inter, do volante Guilherme Vieira, que chega do Passo Fundo, e do centroavante Cristiano, ex-Ceará. Entre os mantidos da última temporada, estão o goleiro Fábio Rampi, o zagueiro Pablo e os atacantes Mazola e Everton Bala. Além disso, o lateral-esquerdo Marcelo, que disputou a Série B pelo Brusque, retorna do empréstimo.
Visando um lugar na fase semifinal do Gauchão, como boa parte das equipes do campeonato, o São José quer repetir a campanha de 2018, a melhor da história do clube, quando terminou na terceira colocação, sendo eliminado nas semifinais para o Brasil-Pel, nos pênaltis.
— Nosso objetivo é de brigar pela parte de cima da tabela, e não para não cair. E entendo que nós sempre oferecemos essas condições ao grupo de jogadores. Nos últimos dois anos, acabamos tendo dificuldades. Por vezes, demora para ocorrer o encaixe do modelo de jogo do técnico com os atletas — destacou Oliveira.
A preparação do Zeca para o Gauchão começou em 3 de janeiro. Desde então, o clube realizou três amistosos. Inicialmente foram duas derrotas. O primeiro contra o time de transição do Grêmio, com resultado negativo de 4 a 2. Depois derrota por 3 a 0 para o Brasil, em Pelotas. Na última partida preparatória, vitória por 2 a 0 sobre o Aimoré, com gols de Everton Bala e Padu. O São José estreia no Gauchão em 27 de janeiro, contra o Guarany-Ba.