A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) promoveu, nesta sexta-feira (3), um evento com as capitãs Bruna Benites e Maglia, e os técnicos Maurício Salgado e Patrícia Gusmão, de Inter e Grêmio, respectivamente. O "Pré-jogo das campeãs" foi transmitido pelo canal da FGF no Youtube.
As equipes vão a campo neste domingo (5), às 10h, para decidir o Gauchão Feminino. A partida terá transmissão da RBS TV e da Rádio Gaúcha.
De um lado está a técnica Patrícia Gusmão, que comandava as Gurias Gremistas no primeiro clássico realizado após as reaberturas dos departamentos. Em 2017, ela estava na casamata na única vitória do Tricolor neste período: o 2 a 0 sobre o Inter. A treinadora busca, agora, o primeiro título como comandante do Grêmio.
— A expectativa é muito grande para que a gente consiga entrar em campo e fazer um grande jogo, as duas equipes. Então, esperamos fazer o melhor no domingo, e que vença a equipe que conseguir desempenhar o melhor futebol, com um jogo bem sadio — projetou a técnica Patrícia Gusmão.
Maurício Salgado, por sua vez, busca o tricampeonato como técnico das Gurias Gremistas. Além da manutenção da invencibilidade. Desde que assumiu a equipe, são cinco vitórias e um empate.
— A expectativa acho que é máxima. A gente sempre conversa que é a boa expectativa e a boa ansiedade. Para nós, é um privilégio poder representar um time tão grande como o Inter. Então, ter sempre essa dimensão do que representamos. Expectativa é a melhor possível, de um grande jogo — complementou Maurício Salgado.
A capitã do Inter, Bruna Benites, vai para a disputa do seu sétimo clássico Gre-Nal. Até então, possui cinco vitórias e um empate. Mas isso não inibe a ansiedade.
— Expectativa alta, trabalhando bastante, sabemos da dificuldade que vai ser o jogo e que vença o melhor — afirma a zagueira colorada.
— A gente trabalha muito para isso. Gre-Nal é Gre-Nal. Não tem muito o que falar. Sabemos que muda todo o ambiente, muda todo o clima. Até semana de Gre-Nal parece guerra. Então, a gente acaba já incorporando isso. Sabemos da importância do jogo e da importância do clássico — complementa Benites.
A volante Maglia, por sua vez, estreará no clássico. Ela chegou a Porto Alegre nesta temporada. E no primeiro Gre-Nal do ano, na penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão, ficou apenas no banco de reservas, na derrota por 2 a 1, no Estádio Beira-Rio.
— Acho que é um dos maiores clássicos nacionais. Eu, quando cheguei, me assustei, porque em São Paulo temos quatro (times). Então, não é tão focado assim. E aqui é uma coisa muito grande, eu acho isso muito louco e ao mesmo tempo muito legal, porque o futebol é apaixonante. O torcedor é muito apaixonado por isso e aqui a gente acaba vivendo isso também.
Atrações da final
Nesta sexta-feira, a FGF também divulgou as atrações da final do Gauchão Feminino. Antes de a bola rolar e durante o intervalo, haverá a apresentação de dança da escola de arte Tríade e o show da banda Beatles no Acordeon.
Além disso, crianças de projetos sociais e escolinhas entrarão em campo com as jogadoras de Inter e Grêmio. E, por fim, a entrega da taça será feita pela ex-jogadora gaúcha Márcia Tafarel, uma das pioneiras na Seleção Brasileira. A entrega das premiações terá mais duas convidadas especiais: a coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas, Duda Luizelli, e a técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage.