A mudança das bandeiras na estratégia de combate ao coronavírus pouco influenciou nos planejamentos dos times do Gauchão. As equipes que estavam treinando seguirão em atividades, e as demais, seja as que haviam previsto retorno ou as que ainda dependem de reuniões, mantêm seus cronogramas.
Entre os clubes que haviam começado a treinar, afora a dupla Gre-Nal, o trabalho seguirá normal nos próximos dias. O São José contou com a liberação do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, enquanto o Ypiranga não teve alteração de bandeira na região de Erechim, e continuará em atividades no Colosso da Lagoa.
Caxias do Sul, cuja sinalização vermelha foi convertida para laranja, terá a retomada de treinos nos estádios de Caxias e Juventude. Os dois têm reapresentação marcada para terça-feira.
— Vamos realizar uma nova bateria de exames (para o diagnóstico da covid-19) na segunda-feira, pois já se passaram mais de 15 dias (do último teste). Assim que estiver tudo certo, retomaremos os treinamentos — disse o presidente do Caxias, Paulo César Santos.
Após quase três meses de paralisação, o campeão do primeiro turno havia reiniciado os treinos físicos no dia 8 de junho. Porém, menos de uma semana depois, o clube teve de suspender as atividades por conta da classificação da região com a bandeira vermelha. Já o Juventude iria retomar os trabalhos no dia 15 de junho, mas foi impedido por conta da determinação do governo. Agora, com a bandeira laranja, a volta aos treinamentos enfim vai ocorrer.
— Já tínhamos uma ideia de que talvez voltasse à bandeira laranja, pela disponibilização de leitos de UTI em Caxias. Por isso, solicitamos que os atletas que moram fora da cidade e os que foram contratados viessem para cá neste final de semana — declarou o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Jr.
A região sul, que mudou de cor, saindo do amarelo e indo para o laranja, deverá ter uma rodada de negociações entre Pelotas e Brasil-Pel com a prefeitura pelotense. Os dois, porém, não estavam treinando e ainda aguardavam a definição das datas de jogos para retomar as atividades. Eles pretendem implementar uma quarentena para os atletas que chegarem de fora.
O São Luiz tem reapresentação marcada para quarta ou quinta-feira, de acordo com a logística montada para receber os profissionais. Os jogadores serão submetidos a testes para covid-19. O Aimoré fará uma reunião hoje para debater uma possibilidade de retorno, enquanto o Novo Hamburgo aguarda a resposta do governo do Estado à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) a respeito de uma data para o recomeço do campeonato. Enquanto não houver, seguirão sem treinos no Estádio do Vale. O Esportivo ainda não definiu data para a reapresentação dos atletas.
REGIÃO METROPOLITANA — laranja para vermelha
São José - Liberado pela prefeitura apesar da bandeira vermelha, seguirá trabalhando no Passo D'Areia
Novo Hamburgo - Aguarda data de recomeço do Gauchão antes de retomar treinos
Aimoré - Reunião hoje vai definir planejamento para retomada de treinos
REGIÃO DE ERECHIM — manteve laranja
Ypiranga - Segue treinando no Colosso da Lagoa
REGIÃO DE IJUÍ — manteve laranja
São Luiz - Terá reapresentação dos atletas entre quarta e quinta
REGIÃO SUL — amarela para laranja
Brasil-Pel - Aguarda data para recomeço do Gauchão antes de retomar treinos
Pelotas - Aguarda data para recomeço do Gauchão antes de retomar treinos
REGIÃO SERRA — vermelha para laranja
Caxias - marcou para terça-feira a reapresentação
Juventude - marcou para terça-feira a reapresentação
Esportivo - ainda não definiu data de reapresentação