Após o governador Eduardo Leite classificar novamente a região de Caxias do Sul com bandeira laranja, a dupla Ca-Ju decidiu retomar os treinamentos físicos. Por determinação do governo estadual, as atividades dos dois clubes estavam suspensas desde o dia 13 de junho. Agora, com a liberação das autoridades, Caxias e Juventude devem reiniciar os trabalhos na terça-feira (23).
— Vamos realizar uma nova bateria de exames (para o diagnóstico da covid-19) na segunda-feira, pois já se passaram mais de 15 dias (do último teste). Assim que estiver tudo certo, retomaremos os treinamentos, acredito que na terça ou no mais tardar na quarta-feira. Como tivemos essa parada, retomaremos os treinos com mais cuidados com a parte física — disse à GaúchaZH o presidente do Caxias, Paulo César Santos.
Após quase três meses de paralisação, o clube grená havia reiniciado os treinos físicos no dia 8 de junho. Porém, menos de uma semana depois, o clube teve que suspender as atividades por conta da classificação da região com a bandeira vermelha. Já o Juventude iria retomar os trabalhos no dia 15 de junho, mas foi impedido por conta da determinação do governo. Agora, com a bandeira laranja, a volta aos treinamentos enfim vai ocorrer.
— Nós já tínhamos uma ideia de que talvez voltasse à bandeira laranja, pela disponibilização de leitos de UTI em Caxias. Por isso, solicitamos que os atletas que moram fora da cidade e os que foram contratados viessem para cá neste final de semana. Estamos preparando os testes na terça-feira para os que ainda não fizeram. Não sei se na segunda será possível ainda, pois a bandeira laranja vale a partir de terça. Mas estamos prontos para retomar os treinos nesta semana — declarou o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Júnior.
Apesar de os clubes da Serra poderem treinar, o mesmo não ocorre com a dupla Gre-Nal. Como Porto Alegre passou a ter bandeira vermelha, os treinamentos deverão ser suspensos a partir de terça (23), ao menos que haja uma flexibilização por parte do governo estadual. O mesmo vale para São José, também da Capital, e os dois times da Região Metropolitana, Aimoré e Novo Hamburgo.