A primeira rodada do Campeonato Gaúcho Feminino 2019 tem seu complemento neste final de semana. Com uma competição "enxuta" nesta temporada — são apenas seis times participantes —, quatro equipes estreiam no torneio neste domingo (25). Às 15h, Oriente e Atlântico se enfrentam nos Eucaliptos, em Canoas. No mesmo horário, o Brasil-Far recebe o Grêmio, atual campeão, nas Castanheiras, em Farroupilha.
A partida inaugural do Gauchão ocorreu em 11 de agosto. Na ocasião, o Inter aplicou uma goleada história de 16 a 0 sobre a Associação Esportiva João Emílio, de Candiota. Vice-campeão em 2018, o Colorado, ao lado do Tricolor, é um dos favoritos ao título.
Confira alguns detalhes da competição:
Regulamento
Para este ano, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) alterou a fórmula de disputa. Primeiro, diminuindo o número de participantes de 10 para seis. As equipes se enfrentam em turno e returno, classificando as quatro melhores para a fase semifinal, que será disputada em jogo único, com mando de campo de quem melhor pontuou. A final, também em partida única, será disputada em Ijuí.
Tabela
A tabela e a súmula são atualizadas no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
As equipes
Grêmio
O Tricolor é o atual campeão do torneio. Depois de garantir vaga na Série A do Brasileiro, o Tricolor quer seguir o bom desempenho da temporada para chegar ao bicampeonato no Gauchão. Sob o comando da técnica Patrícia Gusmão, a equipe chega para a disputa como uma das grandes favoritas. Karina, aos 37 anos, leva a faixa de capitã no braço e é a artilheira do time no ano. O Grêmio manda seus jogos no Estádio Vieirão, em Gravataí.
Inter
O Colorado é o atual vice-campeão do torneio. A meta do Inter é ser campeão em 2019. O técnico Maurício Salgado terá a missão de disputar duas competições ao mesmo tempo, já que está brigando pelo título do Brasileirão A1. Os destaques da equipe são Fabi Simões e Bruna Benites, que contam com duas Olimpíadas e duas Copas do Mundo no currículo. O Inter manda seus jogos no Estádio da PUCRS, em Porto Alegre.
Atlântico (Erechim)
Com grande tradição no futsal, o Atlântico de Erechim entra na disputa do Gauchão com cautela, afinal, está em processo de reestruturação da equipe, que ficou parada por um ano. O grupo contará com 35 atletas. O time utiliza as dependências do clube Atlântico, em Erechim.
Brasil-Far (Farroupilha)
O time chega ao Gauchão com um grupo de 36 jogadoras, a maioria oriundas do futsal. A capitão da equipe é a experiente goleira Gil, de 37 anos. Em 2018, o time da região da Serra parou na semifinal da competição. O Brasil-Far manda seus jogos no Estádio das Castanheiras.
Oriente (Canoas)
A equipe feminina do clube foi inaugurada em 2017 e é totalmente amadora. Para a temporada 2019, o time conta com 27 atletas no grupo. Em 2018, o Oriente foi eliminado nas quartas de final. Neste ano, o time contará a experiência da capitã Shirlei no torneio. A equipe manda seus jogos no Estádio Eucaliptos, em Canoas.
João Emílio (Candiota)
Na pequena cidade de Candiota, a equipe chega para o Gauchão mirando uma das vagas nas semifinais e valorizando muito o campeonato. No meio de campo, Helena lidera o time com passes precisos na saída de jogo. Em 2018, o João Emílio foi até as quartas de final. A equipe manda seus jogos no Estádio municipal Tarumã, em Candiota.