A semana é decisão no Gauchão Feminino, com dois clássicos Gre-Nais. A primeira partida será nesta quarta-feira (22), às 20h, no Beira-Rio. O jogo derradeiro será no domingo (26), às 10h30min, na Arena do Grêmio. Este será o terceiro confronto entre as equipes na temporada e o 19º desde que os departamentos foram reabertos, em 2017.
Neste ano, o último encontro foi pelo torneio estadual. Pela segunda fase, as Gurias Gremistas venceram de virada, por 2 a 1. Priscila chegou a abrir o marcado para o Colorado, mas Shashá e Rafa Levis garantiram o triunfo do Tricolor. Antes disso, pelo Brasileirão, o Grêmio também havia vencido, por 1 a 0, com gol de Raquel Fernandes.
Novamente, o Gauchão coloca frente a frente as maiores forças do futebol feminino do Estado. As Gurias Gremistas vão em busca do bicampeonato consecutivo, enquanto as Gurias Coloradas querem retomar a hegemonia.
- Total de clássicos: 18
- Vitórias do Grêmio: 4
- Vitórias do Inter: 8
- Empates: 6
O histórico
O primeiro Gre-Nal ocorreu no Gauchão, em 3 de dezembro de 2017, pela decisão do Gauchão. Na ocasião, as Gurias Gremistas venceram por 2 a 0, com gols de Karina e Tefa, no CT Hélio Dourado. Depois, no dia 9, as equipes voltaram a duelar pela final. Desta vez, no Beira-Rio, as Gurias Coloradas venceram por 3 a 1, com gols de Gabi Luizelli, Mylena Pedroso e um contra. Karina descontou para o Tricolor.
O placar agregado terminou empatado (3 a 3) e, por conta disso, a decisão do campeão foi nos pênaltis. Por 2 a 1, o Inter venceu. A goleira Fernanda defendeu as cobranças de Karina, Luana e Tefa. Carla mandou para fora. Rosana e Thais Marques converteram para o Colorado e garantiram o título.
Na temporada seguinte, o primeiro duelo foi pelo Brasileirão Feminino A-2. No Vieirão, em Gravataí, as Gurias Coloradas aplicaram a maior goleada do clássico: 5 a 1, com três gols de Daiane Rodrigues, um de Daiane Moretti e um de Shashá. As Gurias Gremistas marcaram com Gabizinha.
Ainda em 2018, foram outros dois Gre-Nais para definir o campeão do Gauchão. E, desta vez, o desfecho foi diferente. Após dois empates (0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta), a definição voltou a ser nos pênaltis. As Gurias Gremistas converteram cinco. Enquanto as Gurias Coloradas desperdiçaram um, com Shashá, e nem precisaram chegar à última cobrança. O troféu, por 5 a 3, ficou com o Tricolor.
O ano de 2019 voltou a ter três clássicos. No entanto, todos pelo Gauchão. Na fase classificatória, vitória das Gurias Coloradas por 4 a 0, pela terceira rodada, e empate em 0 a 0, pela oitava. A final, como de costume, voltou a ser com Gre-Nal. No Estádio 19 de Outubro, com a imposição da FGF de jogo único em palco neutro, o Inter venceu por 4 a 2. Fabi Simões, duas vezes, Jheniffer e Naná marcaram para o Colorado e garantiram o título. Enquanto Pri Back e Ju Oliveiram descontaram para o Tricolor.
Em 2020, mais dois clássicos. No Brasileirão A-1, vitória das Gurias Coloradas por 1 a 0, com gol de Rafa Travalão. Depois, no Gauchão, novo triunfo do Inter. Desta vez, por 2 a 1, com gols de Djeni e Byanca Brasil. Pri Back marcou para o Grêmio, mas não foi o suficiente para impedir mais um título colorado.
Na temporada de 2021, as equipes voltaram a ficar frente a frente em duas oportunidades. Na Série A-1, as Gurias Coloradas venceram por 2 a 1, com Fabi Simões e Mileninha decidindo no Beira-Rio — Lais Estevam marcou para o Grêmio.
Em dezembro daquele ano, os times disputaram o título do Estadual. E o Inter voltou a triunfar, mas nos pênaltis. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, na Arena Cruzeiro, vitória nas penalidades por 4 a 3. O destaque ficou por conta da goleira Vivi, que defendeu as cobranças de Andreia e Eudimilla, garantindo mais um título.
Por fim, a última temporada foi a que mais teve clássicos Gre-Nais. O primeiro foi pelo Brasileirão, na 11ª rodada, e teve vitória das Gurias Coloradas por 2 a 1, com Duda Sampaio e Lelê marcando para o Inter — Cássia descontou para as Gurias Gremistas.
Agora, valendo o título do Gauchão, serão mais dois jogos. Até aqui, o Inter soma oito vitórias, o Grêmio venceu em quatro oportunidades, além de seis empates.
Relembre os Gre-Nais
- Clássico 1 — Grêmio 2x0 Inter
- Clássico 2 — Inter 3 (2) x (1) 1 Grêmio
- Clássico 3 — Grêmio 1x5 Inter
- Clássico 4 — Grêmio 0x0 Inter
- Clássico 5 — Inter (3) 1x1 (5) Grêmio
- Clássico 6 — Inter 4x0 Grêmio
- Clássico 7 — Grêmio 0x0 Inter
- Clássico 8 — Inter 4x2 Grêmio
- Clássico 9 — Grêmio 0x1 Inter
- Clássico 10 — Inter 2x1 Grêmio
- Clássico 11 — Inter 2x1 Grêmio
- Clássico 12 — Inter (4) 1x1 (3) Grêmio
- Clássico 13 — Grêmio 1x2 Inter
- Clássico 14 — Inter 2x2 Grêmio
- Clássico 15 — Inter 1x1 Grêmio
- Clássico 16 — Grêmio 4x1 Inter
- Clássico 17 — Grêmio 1x0 Inter
- Clássico 18 — Grêmio 2x1 Inter