Nos últimos confrontos, quem manda no Gre-Nal feminino são as Gurias Gremistas. Nesta quinta-feira (28), não foi diferente no CT Hélio Dourado, em Eldorado no Sul, e o Grêmio chegou ao quinto clássico de invencibilidade nos últimos tempos, vencendo por 2 a 1 de virada pelo Gauchão Feminino.
Shashá e Rafa Levis marcaram para as donas de casa. Priscila, de pênalti, havia aberto o placar. Com o resultado, o Tricolor segue 100%, com nove pontos, na liderança do campeonato estadual da modalidade. As visitantes caíram para a terceira posição, com seis, conhecendo a primeira derrota na competição - mesma pontuação do Juventude, mas com mais gols sofridos.
O Grêmio só volta a campo no fim de outubro, no dia 22, contra o Elite, também em casa, pelo Gauchão. A partida serviu como teste para o Inter, que fará sua estreia na Libertadores da modalidade na sexta-feira (6), na Colômbia, contra o Nacional-URU.
As donas da casa tiveram apenas uma troca comparada à equipe que goleou o Brasil-FAR por 4 a 0 na última rodada. Rafa Levis deu lugar à volante colombiana Jessica Peña, buscando dar mais poder de marcação ao meio de campo.
As visitantes foram escaladas com mudanças em relação ao time que goleou o Elite na segunda rodada do campeonato estadual. Tamara Bolt, Capelinha, Belén Aquino e Priscila entraram na equipe nos lugares de Roberta, Zóio, Sandoval e Alice, respectivamente. As duas últimas estavam com suas seleções na última data Fifa e desfalcaram as Gurias Coloradas nas rodadas iniciais.
Como não poderia ser diferente, o Gre-Nal começou estudado pelas duas equipes. Com mais posse de bola, a primeira oportunidade foi do Inter. Logo aos quatro minutos, Belén Aquino roubou a bola no campo de ataque e acionou Priscila. A atacante colorada arriscou de fora da área, mas Vivi fez a defesa no centro do gol.
As Gurias Gremistas chegaram pela primeira vez aos oito minutos. Shashá foi derrubada por Tamara na intermediária de ataque, mas na cobrança de falta a bola foi direto nas mãos da goleira Gabi Barbieri.
Gre-Nal feminino foi uma disputa renhida, com cada palmo do campo peleado
CONFIRA NA COLUNA
Dois minutos depois, mais uma chegada gremista em uma cobrança de falta. Karla Alves, fingiu que ia cruzar na área, mas resolveu chutar direto. A bola foi sobre a goleira defendida pela goleira colorada.
Não demorou para o placar ser aberto pelo Inter no CT Hélio Dourado. A jogada passou por todos os setores do campo. Isa Haas desarmou no campo, Belén Aquino achou Eskerdinha dentro da área, que foi derrubada pela zagueira Mônica Ramos. Pênalti marcado e convertido por Priscila aos 15 minutos da primeira etapa.
E clássicos são surpreendentes. A saída foi dada no meio de campo e demorou menos de 40 segundos para que o Grêmio empatasse o jogo. Aos 17 minutos, a goleira Gabi Barbieri bateu roupa em chute de fora da área e a bola sobrou para Shashá, que fez a lei do ex valer no Gre-Nal. Ela tocou de cabeça e balançou as redes adversárias - 1 a 1.
As Gurias Gremistas chegaram de novo, dessa vez pelo lado esquerdo. Em troca de passes rápida, Caty chegou na linha de fundo, mas errou na hora do cruzamento. O Inter respondeu aos 29, quando Letícia Monteiro pegou o rebote de um escanteio e arriscou de fora da área, mas a goleira Vivi fez a defesa.
E a autora do gol gremista quase virou. Shashá recebeu no meio de campo, arrancou e chutou de longe. A bola viajou, carimbou o travessão e quicou. O lance foi tão difícil que os torcedores na arquibancada pediram o gol – sem VAR, o lance foi decidido no campo.
Aos 38, as Gurias Coloradas tiveram mais uma chance. Belén Aquino limpou a marcação e arriscou, mas a bola foi por cima do gol gremista. As duas equipes tentaram nos minutos finais do primeiro tempo, mas foram para o intervalo empatadas.
O técnico Tchelo voltou com uma troca para o segundo tempo, com a entrada de Dani Barão na vaga de Paola. Assim, Shashá foi para a lateral-direita, com a camisa 27 assumindo lugar no meio de campo.
A primeira chance, no entanto, foi do Inter. O Grêmio saiu jogando errado na defesa, Tamara Bolt recuperou a bola e entregou para Priscila, mas o chute da camisa 19 parou nas mãos de Vivi. O lance seguinte foi parecido. A autora do gol colorado bateu, mas a goleira gremista levou a melhor novamente.
A resposta gremista veio logo na sequência aos 10 minutos. Em uma jogada que começou dos pés da goleira Vivi, passou pela zagueira Mónica Ramos e chegou para Dani Barão que, da entrada da área, bateu, mas a goleira Gabi Barbieri mandou para escanteio.
Sofrendo pelos lados com o ataque gremista, o técnico Lucas Piccinato fez duas trocas aos 15 minutos. Sandoval entrou no lugar de Analuyza e Pati Llanos na vaga de Djeni. A primeira não demorou a dar seu cartão de visitas, quando chutou da entrada da área. Mas mais uma vez, Vivi fez uma grande defesa.
Na sequência, em cobrança de escanteio, Bruna Benites subiu mais alto que todo mundo e tocou de cabeça. O Grêmio só não tomou o segundo gol pois Mónica Ramos estava em cima da linha e salvou a equipe mandante.
Buscando mais vitalidade para as Gurias Gremistas, Tchelo tirou Karla Alves e botou Rafa Levis. A camisa 10, aos 32, virou para a equipe de casa. Em falta da entrada da área, ela chamou a responsabilidade e mandou no ângulo de Gabi Barbieri. Uma pintura no CT Hélio Dourado para fazer 2 a 1 e animar as centenas de gremistas nas arquibancadas.
O gol fez o Grêmio diminuir o ritmo nos minutos seguintes. Em um contra-ataque, Belén Aquino recebeu sozinha na intermediária, avançou com a bola, mas mandou longe do gol de Vivi.
As Gurias Gremistas quase ampliaram. Caty bateu falta na entrada da área, Gabi Barbieri rebateu para dentro da área, mas a jogadora que pegou o rebote não conseguiu empurrar para dentro do gol do Inter.
Ficha técnica
Grêmio 2 x 1 Inter
Gauchão Feminino - 2ª rodada
GRÊMIO (2)
Vivi Holzel; Paola (Dani Barão), Pati Maldaner, Mónica Ramos e Raissa Bahia (Emmily Karla); Jessica Peña, Karla Alves (Rafa Levis) e Caty; Cássia, Shashá e Raquel Fernandes. Técnico: Tchelo.
INTER (1)
Gabi Barbieri; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha (Roberta); Djeni (Pati), Capelinha, Leticia Monteiro, Belén Aquino e Analuyza (Sandoval); Priscila. Técnico: Lucas Piccinato.
GOLS: Priscila (I), aos 15 minutos do 1° tempo; Shasha (G), aos 16min do 1° tempo, e Rafa Levis, aos 32min do 2° tempo
CARTÕES AMARELOS: Mónica Ramos, Dani Barão, Raquel Fernandes, Cássia e Shashá (G); Priscila, Eskerdinha, Capelinha (I)
ARBITRAGEM: Alisson Lacorte dos Santos, auxiliado por Deonir Mateus Antunes e Joilson Gradin
PÚBLICO E RENDA: não divulgados
LOCAL: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul