Foi nos pênaltis, depois de um Gre-Nal muito truncado que terminou em 1 a 1 (a ida havia sido 0 a 0, no Vieirão), que o Grêmio sagrou-se campeão gaúcho em cima do Inter. As Gurias Gremistas converteram todas as suas cobranças e aproveitaram o erro de Shasha, pelo lado do Inter, para comemorar o primeiro título gaúcho desde que a modalidade voltou ao clube, em 2016. A final deste domingo repetiu a decisão do ano passado, quando o Inter entrou na partida como azarão e conquistou o Gauchão em cima da maior rival.
O jogo foi típico de Gauchão: truncado, com muita imposição física e poucas jogadas que levassem perigo ao gol adversário. As Gurias Coloradas entraram em campo sem a sua principal jogadora. A atacante e goleadora com 16 gols, Daiana Moretti, iniciou no banco de reserva. Pelo lado Tricolor, a tática foi a mesma: Andressinha, dona de 11 gols na temporada, começou na reserva para ser a arma do segundo tempo.
A primeira defesa do jogo foi pelas mãos de Lua, do Inter. Aos 17 minutos, após cruzamento de Luiza, a volante Tchula subiu mais alto, mas não o suficiente para deslocar a goleira colorada. Antes, o Grêmio chegou a reclamar de pênalti, após disputa de bola com a camisa 10 gremista Vitoria Canutto. Mas a arbitragem mandou seguir.
Shasha fez a torcida colorada levantar e fazer um sonoro "uhhhhh" aos 26. Em lançamento longo, a camisa 7 do Inter driblou uma e chutou cruzado para o gol de Carlinha. A bola raspou a trave. O saldo, apesar de não haver bola na rede, foi de muitas jogadas divididas, resultando em três cartões amarelos (1 para o Inter e dois para o Grêmio).
Para a etapa final, sem trocas. E foi pelo lado colorado a primeira chance, com um chute à meia distância de Shasha. E a resposta gremista foi arrebatadora. Em um contra-ataque do Grêmio de cartilha, aos 12 minutos, Gabizinha recebeu pela esquerda, envolveu a defesa colorada e só tirou da goleira Lua: 1 a 0 que levou cerca de 500 torcedores gremistas no Beira-Rio à loucura.
A tréplica — e o empate — veio dois minutos depois. Em cobrança de falta pela direita, a camisa 11 colorada, Júlia, mandou direto para o gol, sem chances para Carlinha.
Nos minutos finais do tempo regulamentar, Thamires recebeu pela direita e antecipou a zaga colorada. Mas parou na goleira Lua, que subiu mais alto e impediu o gol que daria o título ao Grêmio no finzinho.
Nos pênaltis, apesar do bom desempenho da goleira do Inter, que não foi vazada nenhuma vez ao longo da competição, Lua não conseguiu parar as cobranças das rivais e viu o Grêmio marcar cinco gols.
Carlinha, no entanto, parou a camisa 7 do Inter, Shasha, e viu uma de suas principais jogadoras da temporada, Taba, converter e correr para o braço: 5 a 3. O troféu de campeão gaúcho feminino, agora, pertence ao Grêmio.
Fica técnica
INTER: Lua, Leidiane (Gabi Costa 35'/2ºT), Isa, Sorriso, Carol Gomes (Ariane 12'/1°T), Thessa, Katrine, Kika (Queila 17'/2ºT), Karina (Mylena 36'/2ºT), Júlia e Shasha
Técnica: Tatiele Silveira
GRÊMIO: Carlinha, Jissele, Bruna Flor, Beta, Hadri, Tchula, Luiza (Thayanne 16'/2ºT), Taba, Vitoria Canutto, Gabizinha e Thamirys
Técnico: Yurinha (interino)
Gols: Gabizinha (G), 12 minutos, e Júlia (I), 14 minutos do segundo tempo
Público: cerca de 2 mil