No domingo (21), deu Grêmio pelo Brasileirão. Na quarta-feira (24), deu Grêmio pelo Gauchão Sub-20. Nesta quinta-feira (25), deu Grêmio pelo Brasileirão Feminino. A vitória gremista por 1 a 0 sobre o Inter, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, fez o Tricolor fechar a semana Gre-Nal com três vitórias. Dessa vez, o triunfo saiu dos pés de Raquel Fernandes.
Junto com os três pontos, as Gurias Gremistas assumiram a sétima colocação. Ainda será preciso secar duas adversárias no complemento da 13ª rodada. Com 19 pontos, o time tricolor precisará de um resultado paralelo para se manter no G-8. No sábado (27), o Cruzeiro não pode vencer o Athletico-PR ou o São Paulo tem de perder para a Ferroviária. O próximo adversário será o Palmeiras, em 6 de junho. Na rodada final, o jogo será diante do São Paulo.
As Gurias Coloradas ficaram estáticas na quinta colocação. Entretanto, podem perder um lugar caso o Santos vença o Ceará, no sábado. Nas duas partidas restantes da primeira fase, contra Ceará e Flamengo, é preciso somar um ponto para assegurar um lugar no mata-mata.
Antes de a bola rolar, as duas equipes fizeram um protesto contra o racismo, com todas as atletas se posicionando atrás de uma faixa com mensagem antirracista. Quando o apito do árbitro soou, surgiu um jogo truncado, com poucas oportunidades de gol. Embora o Inter tivesse mais presença ofensiva, não conseguiu criar oportunidades para marcar. A goleira Vivi Holzel basicamente foi exigida em cruzamentos, em jogadas em que mostrou arrojo e segurança.
Mesmo que atacasse menos, o Grêmio era mais efetivo. O primeiro chute do jogo saiu de uma guria gremista. Aos 16 minutos, Rafa Levis arrematou cruzado para firme defesa de Gabi Barbieri. O gol solitário da noite não tardaria.
Quatro minutos depois, Cássia sofreu falta praticamente na quina da área. Sua cobrança só não entrou devido ao esforço de Barbieri. A goleira desviou e a bola tocou na trave. Mais esperta do que as defensoras, Raquel Fernandes tocou para dentro do gol.
O primeiro tempo não ofereceu mais emoção aos torcedores. A segunda etapa foi constante. O Inter atacando. O Grêmio defendendo. A equipe colorada mexeu duas vezes no intervalo para deixar o time mais ofensivo. Fabiola Sandoval e Roberta levaram as coloradas a morar no campo gremista. O domínio era infértil. Bem postado, o sistema de defesa gremista controlou a ofensiva adversária.
Foram 51 minutos de as Gurias Coloradas com a bola e rondando a área tricolor. Porém, sem arremates perigosos. Apesar do ímpeto, os lances de maior perigo saíram do lado gremista. Aos 34 minutos, em contra-ataque, Rafa Levis conduziu, levou vantagem sobre a defesa, mas seu chute saiu desviado. Outras duas chances surgiram no acréscimos, mas foram desperdiçadas. No fim, uma pequena confusão entre as jogadoras. E assim, o Grêmio fez com que a semana Gre-Nal fosse azul do começo ao fim.
Brasileirão Feminino — 13ª Rodada — 25/5/2023
GRÊMIO (1)
Vivi Holzel; Mónica Ramos, Tuani Pati Maldaner; Shashá (Dani Barão, 22’/2ºT), Caty, Jessica Peña (Lari Sanchez, 30’/2ºT), Rafa Levis (Agostina, aos 40’/2ºT) , Vivi Holzel, Natane (Brito, 22’/2ºT); Cássia, Raquel Fernandes (Emily Carla, 40’/2ºT). Técnico: Felipe Endres.
INTER (0)
Gabi Barbieri; Capelinha, Bruna Benites, Isa Haas, Eskerdinha (Roberta, INT); Zóio, (Fabiola Sandoval, INT), Djeni (Fany Gauto, 40’/2ºT), Pati Llanos, (Analuyza, 19’/2ºT); Tamara Bolt, Belén Aquino, Priscila (Mileninha, 40’/2ºT). Técnico: Maurício Salgado.
GOLS: Raquel Fernandes (G), aos 20 min do 1º tempo
CARTÕES AMARELOS: Natane, Shashá, Rafa Levis e Dani Barão (G); Zóio e Isa Haas (I)
ARBITRAGEM: Jonathan Giovanella Vivian, auxiliado por Artur Avelino Birk Preissler e Gustavo Marin Schier (trio gaúcho)
LOCAL: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul