O sabor amargo da eliminação na Copa do Mundo Feminina terá que ser digerido pela Seleção Brasileira por mais alguns dias em Melbourne. Por questões logísticas, a delegação só deixará a Austrália rumo ao Brasil no domingo (6), em voo fretado. A técnica Pia Sundhage e a craque Marta, porém, além de outras atletas que atuam no Exterior, deixarão a Austrália por conta própria alguns dias antes, em voos comerciais.
Ao longo desta quinta-feira (3), o silêncio e o abatimento marcaram o ambiente na concentração da Seleção, em um hotel na região portuária.
Sem atividades oficiais, as atletas foram liberadas para passear pela cidade. Geyse, Duda Sampaio, Camila e Monica, por exemplo, foram vistas pela reportagem deixando o hotel à paisana para aproveitar o dia de folga.
A técnica Pia Sundhage e os auxiliares Lilie Persson, Anders Johansson e Ann Heller deixarão Melbourne ainda nesta quinta (3), rumo à Suécia. Já a atacante Marta irá, nesta sexta (4), para os Estados Unidos, onde defende o Orlando Pride. Nos próximos dias, as atletas que atuam no Exterior têm liberdade para, se quiserem, antecipar o retorno aos seus países, em voos comerciais.
A maior parte da delegação, porém, por questões logísticas, permanecerá na Austrália até domingo (6). Embora o planejamento considerasse todos os cenários, incluindo o da eliminação na fase de grupos, o aeroporto de Melbourne não tinha vaga para acomodar o avião brasileiro em seus hangares. Desta forma, a aeronave ainda terá que vir da Europa para a Oceania para buscar a Seleção, rumo ao Rio de Janeiro.
A partir desta sexta (4), o Brasil terá ainda que mudar de hotel em Melbourne. Afinal, a concentração atual é um dos locais credenciados pela Fifa e terá que receber a equipe dos Estados Unidos, que enfrenta a Suécia, no domingo (6), pelas oitavas de final.
Para as atletas, integrantes da comissão técnica e funcionários que permanecerem nos próximos três dias em Melbourne, não haverá atividades oficiais.
O futuro de Pia no comando da Seleção Brasileira feminina será definido apenas na próxima semana, quando a delegação já tiver retornado ao Brasil.