A maior Copa do Mundo da história começa nesta quinta-feira (20), com três jogos válidos pelos Grupos A, B e C. A competição terá aumento na premiação, maior número de seleções e algumas novidades, como a Fan Fest, que já era tradicional nas edições masculinas.
A fórmula de disputa segue a mesma: as 32 seleções participantes serão divididas em oito grupos. Na fase inicial, se enfrentam em turno único dentro dos grupos. Os dois melhores de cada chave se classificam às oitavas de final. E, então, se iniciam os matas até a definição do campeão. Em caso de empate, a decisão vai para a prorrogação e, se a igualdade persistir, o classificado sairá nos pênaltis.
Na partida de abertura, a Nova Zelândia recebe a Noruega às 4h (de Brasília) no Eden Park de Auckland, um monumental estádio de rúgbi com capacidade para 50 mil espectadores que foi adaptado para sediar a Copa. Liderada em campo pela artilheira Ada Hegerberg, a Noruega é a favorita do Grupo A desta edição da Copa do Mundo, que inclui também Filipinas e Suíça.
Um pouco mais tarde, às 7h (de Brasília), a Austrália receberá a Irlanda no Stadium Australia, com capacidade para 83 mil pessoas, em Sydney, construído para os Jogos Olímpicos de 2000. O canal da Fifa+, pela internet, transmite os dois jogos.
As "Matildas" da Austrália esperam contar com sua estrela Sam Kerr e com o incentivo dos seus torcedores para dar o pontapé inicial na sua caminhada rumo à segunda fase. Elas já estiveram em oito Copas e seus melhores resultados são três classificações para as quartas: em 2007, 2011 e 2015.
Na última partida do dia, a Nigéria enfrenta o Canadá, às 23h30min, em Melbourne, na Austrália, com transmissão do SporTV e da Fifa+. As canadenses, que disputarão seu nono mundial, chegam como favoritas à classificação e almejam melhorar a melhor campanha, em 2003, quando terminaram na quarta posição.