Com grande atuação de Linda Caicedo, a Colômbia estreou na Copa do Mundo Feminina com uma vitória por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul. A partida foi realizada nesta terça-feira (25), e deixou as sul-americanas na vice-liderança do Grupo H, com grandes chances de classificação. Caso a equipe colombiana avance em segundo e o Brasil siga na primeira posição da chave F, as seleções se enfrentam nas oitavas de final.
A veterana Catalina Usme abriu o placar, aos 30 minutos, de pênalti. O segundo gol veio aos 38 minutos, após um avanço pela esquerda da jovem Linda Caicedo, que concluiu a jogada com um chute de fora da área.
Mais cedo, no início do jogo, foram as coreanas que tiveram as melhores chances de gol, colocando a defesa colombiana em apuros. Ainda no final do primeiro tempo, após os dois gols sofridos, a sul-coreana Yuri Choe deu um chute perigoso, que a goleira colombiana Catalina Pérez defendeu.
Mas as atenções estavam voltadas para Caicedo, grande destaque do futebol colombiano e que aos 18 anos assinou com o Real Madrid. Seus rápidos avanços pela esquerda e a grande habilidade acabaram fazendo com que a defesa sul-coreana cometesse inúmeras faltas.
Aliás, a segunda etapa foi repleta de faltas devido à intensidade com que a posse de bola foi disputada, com as coreanas decididas a diminuir a vantagem das adversárias. Porém, foram as colombianas que conseguiram manter o controle da partida e ainda tiveram as melhores chances de ampliar o placar.
Fato inédito
Aos 33 minutos do segundo tempo, entrou em campo a sul-coreana Casey Yu-Jin Phair, que aos 16 anos e 26 dias se tornou a jogadora mais jovem a disputar uma Copa do Mundo Feminina, segundo o site da Fifa. A jovem é filha de mãe sul-coreana e pai americano e cresceu nos Estados Unidos.
Próxima rodada
No domingo (30), as seleções voltam a campo pela segunda rodada. A Colômbia enfrentará a Alemanha, às 6h30min (de Brasília). Enquanto a Coreia do Sul duelará com Marrocos, à 1h30min.